"A música chinesa está entre as mais antigas do mundo. Entre os instrumentos mais conhecidos estão as flautas, gongos, sinos e cítaras. Enquanto alguns instrumentos - de caráter elitista - acabavam restritos à nobreza (caso, por exemplo, da cítara Qin ou da viola Erhu), outros, como os gongos, tambores e flautas, tinham presença garantida nas festas populares e até nas cerimônias religiosas.
Descobertas arqueológicas recentes mostram que a relação entre a China e a música é muito antiga. No sítio arqueológico de Jiahu (Henan), em 1999 pesquisadores localizaram as mais antigas flautas produzidas pela civilização chinesa. Construídas com ossos ocos de aves, as flautas, datadas de 9 mil anos, possuem entre 5 e 9 furos e, até ao momento, são as mais antigas peças do género encontradas intactas.
Impressionante, não é?
Adoro a sensibilidade da música oriental e da dança, onde se conjugam a harmonia, o equilibro e a beleza extrema... um Paraíso para SONHARMOS!
5 comentários:
Uma explicação sobre esta musica milenar que é sempre tão envolvente e condutora ao mundo da magia e do sonho.
Gosto da musica que toca em fundo.
Bjgrande do Lago
Até...:)
Espetacular, simplesmente!
A música chinesa é interessante, de facto, mas é muito pouco divulgada etre nós.
Querida amiga doce, tem uma boa semana.
Beijos.
A sensibilidade oriental é muito refinada, sem dúvida.
Beijinhos, linda.
Para mim, um belo post. Talvez porque também gosto muito da música oriental. :) Boa semana, bom ver vc postando de novo... ainda que há algum tempo! :)
Postar um comentário