julho 30, 2006

THE BIG BLUE







FÉRIAS!...Aí estão!Amanhã parto,mas volto ao fim de quinze dias.Pois é ,vou até ao Mar,esse Mundo "sobrenatural"!Vou acampar,comungar com aNatureza,percorrer as praias desertas da Costa Vicentina,refúgio do deus Neptuno,quando paro por lá.Haverá melhor do que acordar ao som das rolas às seis da manhã?

E ver o pôr do sol no Cabo de S.Vicente?E à noite ir até à enseada de Sagres,ver um ou outro veleiro ancorado,fazendo lembrar os tempos áureos das descobertas?
E ouvir folclore Marroquino, Tunisino ,Libanês....através do rádio?Ah! Belas Noites!...

De manhã o dia começa cedo, muito cedo.Pequeno almoço e aí vou eu...Praia todo o dia!COM MUITO PROTECTOR,FACTOR MÁXIMO!Refresco-me no mar,estendo-me na areia,escalo as rochas,observo as gaivotas e chamo por elas.Aproximam-se, mas com desconfiança.Observo os camarões ,os mexilhões, as cracas....E de repente,vai um mergulho...Na grande" Vertigem Azul", o MAR.E quando estou no seu fundo tenho mesmo essa sensação: de vertigem.É maravilhoso!

Hoje o post é dedicado ao filme de Luc Bessom:"The Big Blue"(Vertigem Azul).Diz ele que "há um lugar no Mundo, mais estranho do que qualquer outro; menos conhecido e mais misterioso; junção não muito diferente do espaço sideral,onde as noções de tempo,espaço e distância,se evaporam.É um Mundo mágico,mas perigoso,onde o corpo humano e a mente, se têm de adaptar: O MAR! "
Mergulhar é bom...No mar...O mergulho de apneia foi desde sempre uma técnica.E é nas águas do Meditrrâneo que surgem os primeiros recordes, nos anos 50 e a Itália passa a ser o berço da apneia moderna.
"The Big Blue" (filme já com uns anos) faz homenagem a Enzo Maiorca e Jacques Mayol, nos anos 7o, os quais engolem profundezas, ultrapassam barreiras factídicas, que até então , teóricamente, eram impossíveis de alcançar com vida.E mostra-nos práticas e técnicas mentais que permitem ir mais além dos limites.
Outros apneístas vão surgindo e batem grandes recordes:Umberto Pelizzari e Francisco Ferreras Rodrigues (Pipin). Italiano e Cubano defrontam-se durante anos, descendo até às profundezas. Este "Sonho "é retratado no filme imax "Ocean Men"de Bob Talbot realizado já no século XXI. Se não me engano Pipin perdeu a mulher quando esta tentava bater o record do seu marido.Era muito jovem, com grande experiência e deixou-nos com Glória! Pipin era ,também seu treinador.Aconteceu há três anos e meio.

Os golfinhos foram postados , porque adoro-os, já os vi nos Açores, já Sonhei que nadava com eles (foi um dos sonhos mais belos que tive) e surgem, com alguma frequência no Big Blue.Quem ainda não viu o filme ,ele está deponivel na net.Aliás, já nem falo na música , que me acompanha nas férias(são músicas encantadoras) para além do meu reaggy.Mas desta vez também levo Michael Bolten.

E ,lógicamente,vou em busca de Sonhos.Ok, trago-os para vós e para alguém muito especial.

Doceando,com beijinhos.
Até dia 16.