agosto 07, 2007

PINTURAS de SONHO ...







Durante milénios, até cerca de 2000 A.C aproximadamente, o SARA foi uma região muito fértil, com montes arborizados, vales luxuriantes, grandes planícies ondulantes ... Aqui viveram homens da Idade da Pedra que deixaram um testemunho representado por Pinturas Rupestres... documentos vivos das mudanças que afectaram a terra, mesmo num curto espaço de tempo da existência do Homem.

As pinturas do Sara transmitem a sensação de um modo de vida pacífico e confortável. A criação de gado desempenhava um papel importante na sociedade, tal como aconteceu em muitas comunidades africanas e estes artistas reproduziram de modo exacto as características morfológicas do seu gado.

Desenharam igualmente animais selvagens ... girafas, rinocerontes, gazelas, avestruzes, elefantes ... trazem também o testemunho de que a música e a dança eram muito importantes... danças rituais em que através delas os espíritos dos que já partiram se uniam com os que ainda ficaram... continuidade presente.

Sendo um testemunho da presença do Homem e de importância relevante para os historiadores ... não deixa de suscitar uma enorme curiosidade, algumas imgens que foram desenhadas ... o que quase nos obriga a pensar... quem seriam os seres tão interessantes que ali estão representados?

Entre 4000 A.C e 2000 A.C, os seus habitantes vão-se deslocando para Norte, Leste e Sul... fundam-se as primeiras dinastias no Egipto e no Leste e Sul misturam-se com povos que há muito habitavam na vastidão da África Tropical...

Hoje o Tassili, é um local cercado por um deserto escaldante.

Interessante o vídeo ... vamos vê-lo?

YouTube - TASSILI (Algeria): "http://www.youtube.com/watch?v=vcQCRBnnuuM"