abril 16, 2009

ILUSÃO ...



O sonho e a ilusão estão presentes nas nossas vidas e assentes em correntes do pensamento filosófico e literário. "Na sua forma mais radical, esse pensamento proclama que o homem vive imerso em ilusões e sonhos".

Alguns pensadores, opinam que o homem não pode viver sem a ilusão, já que faz parte da natureza humana, sendo uma forma de fugirmos à vida real, ao sofrimento e falta de sentido presente na vida ( ??? ) A vida passa então pelo sonho, para fugir à verdadeira realidade.


Os sonhos e a nossa imaginação darão esse sentido à vida, ainda que por vezes os sonhos não sejam mais do que isso mesmo? Apenas sonhos ?...


Será que ...

"Ao mesmo tempo que a realidade é uma fábula, simulações e enganos... são considerados como as verdades mais sólidas. Se os homens se detivessem a observar apenas as realidades, e não se permitissem ser enganados, a vida, comparada com as coisas que conhecemos, seria como um conto de fadas ou as histórias das Mil e Uma Noites. Se respeitássemos apenas o que é inevitável e tem direito a ser, a música e a poesia ressoariam pelas ruas fora. Quando somos calmos e sábios, percebemos que só as coisas grandes e dignas têm existência permanente e absoluta, que os pequenos medos e os pequenos prazeres não passam de sombra da realidade, o que é sempre estimulante e sublime. Por fecharem os olhos e dormirem, por consentirem ser enganados pelas aparências, os homens em toda a parte estabelecem e confinam as suas vidas diárias de rotina e hábito em cima de fundações puramente ilusórias."


Henry David Thoreau, in 'Walden'
Música " Illusion" by Imagination