agosto 13, 2006

AGOSTINHO da SILVA...UM SONHO de HOMEM !


Surpreendidos por falar de Agostinho da Silva? Esse grande Homem que tanto nos deixou?
Sempre que o revejo , penso que Agostino da Silva deveria fazer parte do currículo escolar dos nossos alunos.Tanto que apenderíamos com ele...Mas isso é um sonho meu!...quem sabe se não se realizará!...Para já interessa o que está instituido , pois há que "preservar as elites!!!....
Deixo , pois a minha homenagem a Agostinho , e faço destas minhas palavras.

«Não temos dúvida de que o pensamento e a vivência do Mestre estão fundamentados em valores universais que ele foi capaz de expressar de uma forma original e adequada às necessidades do seu tempo e das pessoas a quem se dirigiu.É por tudo isso que , mais do que Professor , o reconhecemos como Mestre.

Professor é alguém que ajuda os outros a aprender ; Mestre é, sobretudo, aquele que ajuda os outros a "desaprender" : a desaprender conceitos errados de vida , de verdade , de sabedoria, de Amor...Conceitos que vamos sedimentando e alimentando ao longo dos anos e que , por isso mesmo , passaram a constituir verdades inquestionáveis."Foi assim que eu aprendi", "foi assim que me ensinaram", é costume ouvir-se dizer. E o que aprendemos e o que nos ensinaram vai determinar , em grande parte , a orientação do nosso pensamento e o rumo do nosso destino. Mesmo que se diga o contrário , o saber "ocupa lugar". Não um lugar físico , evidentemente ; mas um lugar psíquico.

Agostinho ajudou-nos a desaprender e a viajar pelo país da Renúncia e da Utopia. Ajudou-nos a descobrir uma nova dimensão do Mundo. Nele, encontramos não só o verdadeiro cristão , também o budista , o socrático , o platónico , o sufi...Elevando-se a um nível superior de consciência , expressou um saber universal para além de todas as épocas e lugares. Um saber que _ é importante sublinhar_nunca se separou nem superiorizou à Vida.»

in Florindo , José
"Reencontrar Agostinho da Silva
o poeta e o poema "