outubro 05, 2011

O PARAÍSO!...

"A música chinesa está entre as mais antigas do mundo. Entre os instrumentos mais conhecidos estão as flautas, gongos, sinos e cítaras. Enquanto alguns instrumentos - de caráter elitista - acabavam restritos à nobreza (caso, por exemplo, da cítara Qin ou da viola Erhu), outros, como os gongos, tambores e flautas, tinham presença garantida nas festas populares e até nas cerimônias religiosas.

Descobertas arqueológicas recentes mostram que a relação entre a China e a música é muito antiga. No sítio arqueológico de Jiahu (Henan), em 1999 pesquisadores localizaram as mais antigas flautas produzidas pela civilização chinesa. Construídas com ossos ocos de aves, as flautas, datadas de 9 mil anos, possuem entre 5 e 9 furos e, até ao momento, são as mais antigas peças do género encontradas intactas.

Outro achado ocorreu em 1978 em Hubei, quando arqueólogos que trabalhavam na tumba do Marquês de Yi, personagem do Período dos Reinos Combatentes (475 - 221 a.C.) encontraram um jogo de 64 sinos do tipo Bianzhong em bronze. As peças dão a medida do desenvolvimento da música na China: percutido em diferentes pontos, cada sino é capaz de emitir duas notas diferentes!"

Impressionante, não é?

Adoro a sensibilidade da música oriental e da dança, onde se conjugam a harmonia, o equilibro e a beleza extrema... um Paraíso para SONHARMOS!