janeiro 16, 2008

RAINHA DE SONHO


Salvé grande Rainha de "esbelto colo e peito radiante...teus cabelos são verdadeiros lápis-lazúli.Teus braços superam os da deusa do amor e teus dedos são como cálices de lótus. Tu a de nobres andares... quando pisas a terra fazes com que todos se voltem para te contemplar e é como se contemplassem aquela que é única" ...(in fragmento de papiro da XVIII Dinastia)


Senhora da "petra afilada nubiana" , portadora da Serpente dupla de Uraeus ...

Amada , adorada , celebrada ...Senhora de Aton , esposa e confidente de Akenaton ...

Nefertiti era esposa do Faraó Amenófis IV (1380-1345 a.c) que mudou o nome para Akenaton, estando presente ao lado deste em todas as ocasiões importantes.Grandes reformas culturais e religiosas foram feitas neste período, por grande influência da Rainha, o que não agradou a muita gente , nomeadamente a rejeição do Politeísmo em favor do Monoteísmo (adoração do deus Sol-Aton) .

Após momentos de glória surge o declinio...

O que terá acontecido a Nefertiti?

A arqueóloga Joann Fletcher, especialista em mumificação na Universidade de York , Inglaterra , orientou uma investigação e acredita ter encontrado a múmia da famosa Rainha num túmulo secreto , no Vale dos Reis , em Luxor ( Egipto) . Identificou neste local uma peruca em estilo Núbio que e era usada pelas mulheres nobres de então, a qual se encontrava ao pé de três múmias e uma delas conservava o pescoço como o de um cisne , comparável à imagem da Rainha , apresentando igualmente golpes no rosto infligidos após a sua morte(a rainha poderá ter sido maltatada após a morte, já que possuia muitos inimigos).

A múmia mostrava as marcas deixadas por uma tiara , a cabeça estava rapada e uma das orelhas tinha dois furos . Diz a história que só duas nobres egípcias usavam dois brincos na mesma orelha e uma delas era Nefertiti. O braço direito estava dobrado , ainda segurando um ceptro real. Só os Faraós e as Rainhas tinham o privilégio de serem sepultados naquela posição. Além disto a múmia ostentava jóias na cavidade peitoral.

Apesar da investigação o Egipto não confirma que a múmia seja de Nefertiti ...

Música: Marcus Viana-Albinioni´s Dream-Theme Nefertiti