abril 07, 2010

SENHORA DE PAZ



Irena Sendler, faleceu aos 98 anos.Foi uma mulher com uma missão muito especial, denotando uma coragem e uma convicção notáveis.

Durante a segunda guerra mundial ,conseguiu autorização para trabalhar no Gueto de Varsóvia,como especialista de canalizações,mas os seus objectivos eram bem mais vastos, sendo conhecedora,igualmente, dos planos nazis relativamente aos judeus.

Engendrando um plano astuto, trazia crianças escondidas no fundo de uma caixa de ferramentas e levava um saco de sarapilheira, para os maiores, na parte de trás da sua camioneta.Fazia-se acompanhar por um cão, a quem ensinou a ladrar aos soldados nazis, quando entrava e saía do Gueto. Assim o ladrar encobria qualquer ruído que os meninos poderiam fazer.Com este plano conseguiu retirar e salvar cerca de 2500 crianças.

Quando foi descoberta, partiram-lhe as pernas e os braços, chegando a ser condenada à morte, mas foi salva deste martírio.

Ao longo da sua missão Irena consegui manter um registo com o nome das crianças e guardou-o num frasco de vidro ,enterrando no jardim ,debaixo de uma árvore.

Quando terminou a guerra, tentou localizar os pais das crianças e reunir as famílias. A maioria tinha sido levada para as câmaras de gás. Apesar disso, não desistiu e, para aqueles que tinham perdido seus pais, ajudou-os a encontrar lares de acolhimento e pais adoptivos.


Foi prosposta esta Senhora para receber o Prémio Nobel da Paz...mas....

Dizia ela justificando o seu propósito:

"A razão pela qual resgatei
As crianças tem origem no meu lar
Na minha infância
Fui educada na crença
De que uma pessoa
Necessitada deve ser ajudada com o Coração
Sem importar a sua religião
ou nacionalidade"...

Convido a visitar o link: http://www.irenasendler.org/

Música -Gregorian in"Moment of Peace"