agosto 13, 2006

AGOSTINHO da SILVA...UM SONHO de HOMEM !


Surpreendidos por falar de Agostinho da Silva? Esse grande Homem que tanto nos deixou?
Sempre que o revejo , penso que Agostino da Silva deveria fazer parte do currículo escolar dos nossos alunos.Tanto que apenderíamos com ele...Mas isso é um sonho meu!...quem sabe se não se realizará!...Para já interessa o que está instituido , pois há que "preservar as elites!!!....
Deixo , pois a minha homenagem a Agostinho , e faço destas minhas palavras.

«Não temos dúvida de que o pensamento e a vivência do Mestre estão fundamentados em valores universais que ele foi capaz de expressar de uma forma original e adequada às necessidades do seu tempo e das pessoas a quem se dirigiu.É por tudo isso que , mais do que Professor , o reconhecemos como Mestre.

Professor é alguém que ajuda os outros a aprender ; Mestre é, sobretudo, aquele que ajuda os outros a "desaprender" : a desaprender conceitos errados de vida , de verdade , de sabedoria, de Amor...Conceitos que vamos sedimentando e alimentando ao longo dos anos e que , por isso mesmo , passaram a constituir verdades inquestionáveis."Foi assim que eu aprendi", "foi assim que me ensinaram", é costume ouvir-se dizer. E o que aprendemos e o que nos ensinaram vai determinar , em grande parte , a orientação do nosso pensamento e o rumo do nosso destino. Mesmo que se diga o contrário , o saber "ocupa lugar". Não um lugar físico , evidentemente ; mas um lugar psíquico.

Agostinho ajudou-nos a desaprender e a viajar pelo país da Renúncia e da Utopia. Ajudou-nos a descobrir uma nova dimensão do Mundo. Nele, encontramos não só o verdadeiro cristão , também o budista , o socrático , o platónico , o sufi...Elevando-se a um nível superior de consciência , expressou um saber universal para além de todas as épocas e lugares. Um saber que _ é importante sublinhar_nunca se separou nem superiorizou à Vida.»

in Florindo , José
"Reencontrar Agostinho da Silva
o poeta e o poema "

5 comentários:

O pensador disse...

ola uma foto fantastica para um texto fantastico palavras que nos poem de facto a pensar no que se passa a nossa volta...a ideia do desaprender é interessante mas a do aprender penso que se sobrepõe não achas? penso que é muito importante desaprender muita coisa má, mas o aprender a desaprender é ainda mais...por isso digo tens aqui pano para mangas...como sempre muito bom o blog...:)

bjo pensador

Francisco disse...

Oi
Tenho andado desaparecido mas as vezes, nos humanos, merecemos um pouco de descanso!:D

Tudo que foi dito são só verdades porque o verdadeiro mestre, é aquele que consegue ver as situações e conceitos num nivel, nao digo superior, mas num nivel mais astuto de forma a mostrar que os conceitos tao banais (cm por exemplo, sentimentos como o amor, amizade, ou o simples regar das plantas)sejam vistos noutra dimensão que so por ele, e por alguns possam atingir. É nesse ponto que o mestre se revela, na divulgação dessa dimensão...

;) beijos!!!

OLHAR VAGABUNDO disse...

:)just a simple smile

almadepoeta disse...

Olá

Que bom encontrar este teu canto onde partilhas com os que te lêem os teus sonhos.
Gostei desta tua homenagem, oportuna e lembrada a Agostinho da Silva, e sobretudo gostei dos teus poemas.
Deixo um beijo com carinho

José Leite disse...

Gostei muito desta abordagem ao pensamento filosófico e à praxis sui generis do Mestre Agostinho da Silva. Quando vemos hoje em dia alguns gurus da nossa praça tresandando a empáfia por todos os poros é salutar recordar aquele homem humilde mas profundo, simples mas complexo, que a todos nos deixou uma herança intelectual incalculável. Bem haja!