agosto 07, 2007

PINTURAS de SONHO ...







Durante milénios, até cerca de 2000 A.C aproximadamente, o SARA foi uma região muito fértil, com montes arborizados, vales luxuriantes, grandes planícies ondulantes ... Aqui viveram homens da Idade da Pedra que deixaram um testemunho representado por Pinturas Rupestres... documentos vivos das mudanças que afectaram a terra, mesmo num curto espaço de tempo da existência do Homem.

As pinturas do Sara transmitem a sensação de um modo de vida pacífico e confortável. A criação de gado desempenhava um papel importante na sociedade, tal como aconteceu em muitas comunidades africanas e estes artistas reproduziram de modo exacto as características morfológicas do seu gado.

Desenharam igualmente animais selvagens ... girafas, rinocerontes, gazelas, avestruzes, elefantes ... trazem também o testemunho de que a música e a dança eram muito importantes... danças rituais em que através delas os espíritos dos que já partiram se uniam com os que ainda ficaram... continuidade presente.

Sendo um testemunho da presença do Homem e de importância relevante para os historiadores ... não deixa de suscitar uma enorme curiosidade, algumas imgens que foram desenhadas ... o que quase nos obriga a pensar... quem seriam os seres tão interessantes que ali estão representados?

Entre 4000 A.C e 2000 A.C, os seus habitantes vão-se deslocando para Norte, Leste e Sul... fundam-se as primeiras dinastias no Egipto e no Leste e Sul misturam-se com povos que há muito habitavam na vastidão da África Tropical...

Hoje o Tassili, é um local cercado por um deserto escaldante.

Interessante o vídeo ... vamos vê-lo?

YouTube - TASSILI (Algeria): "http://www.youtube.com/watch?v=vcQCRBnnuuM"

118 comentários:

Ci Dream disse...

agora sim...:) gostei das gravuras...:)

beijos incomuns da ci

MEU DOCE AMOR disse...

CI: eheheh:))))agora está bem.Não fazia sentido ,pois não?

Enganos e pressas...

Beijinho doce

GarçaReal disse...

Belas as pinturas...
Que bom ler-te...Aprender...Beber a tua sabedoria.
Saio daqui bem mais rica.
Obrigada.

bjgrande e Real

MEU DOCE AMOR disse...

GARÇA REAL: oi.

Bebo da tua.Vamos lá?Vai estar um calorão...mas vale a pena.

Beijinho doce:)

GarçaReal disse...

Falamos?
Bora...

bjreal

Phantom of the Opera disse...

Interessante... Talvez agora se explique porque o Povo Egípcio sempre fascinou.

Existiu ali algo mais, não achas...

Beijo

®efeneto disse...

olá amiga...gostei da sua visita como sempre...já cá estou na sua enciclopedia...li e vai merecer uma leitura mais atenta e com tempo...beijo e até já...

Sol da meia noite disse...

Obrigada pela tua visita.

Estou fascinada com os teus blogs...
É como entrar num mundo mágico...

Muitos beijinhos!!!

Luna disse...

Como é bom pessoas como tu que sabem brincar fazer a vida mais leve, também estar atenta ao que somos fomos ou seremos, estamos na roda da vida sempre a girar onde o que somos se encontra no passado.
Perguntas onde é o meu paraíso, na vida real tocada a dois,bem na terra.
beijokas

GarçaReal disse...

Lindo...Lindo...
Este sangue que corre em nossas veias, e nos transporta para lá do real.Juntas tocamos o sublime .

Bjgrande e mais que real

Anônimo disse...

A.S.

é um calhorda!!!
Porco chauvinista.
Nojento.
Aldrabao.
Falso, com palavrinhas lindas e mansas leva todas na conversa.
Quando descobrirem quem ele é, já será tarde...
Quem anda atrás dele sabe bem o estupor que ele é...
Nunca há fogo sem fumo;
Pensem nisso.

Albino Santos

®efeneto disse...

...boa "lição" de História Antiga...sempre interesante e cuidadosa nos assuntos e temas que escolhe e aborda nas suas publicações...continue com estas "lições" pois o Mundo bem anda a precisar delas...beijo "histórico"...(risos).

PintoRibeiro disse...

Belíssimo, este post. Encantatório.
Bjinho,

Nini disse...

um deserto que já foi vida e onde a arte, que sempre acompanha o homem, o prova.
beijinhos

Anônimo disse...

Minha linda,aqui estou vinda de férias.Vim ler-te e gostei muito do que vi.De todos, pelo menos daqueles que conheço, pois já devem andar por aí outros.

Quem sabe se não voltarei. Mas até lá vou lendo e comentando, pelos amigos.O nick continua a ser este.


Deixando um pouco de antídoto contra algum veneno que ande por aí.Também sei que não necessitas.Que tens as tuas defesas e muito sábias.

Um abraço enorme de saudades e encanto

®efeneto disse...

Era uma vez os deuses que desceram das estrelas e aterraram na planície verdejante do Sara...

A beleza do pôr-do-sol do Sara
Serve para nos lembrar
Durante a escuridão da noite
Da beleza que existe lá...

Que os Deuses abençoe a sua caminhada,
Seja noite ou seja dia...

poetaeusou . . . disse...

*
meu doce amor
*
tu sabes tudo ...
*
os meus avoengos fenicios pescaram, bué ...
nos pesqueiros entre
marraquexe e o darfur
o peixe era transportado
por camelos, onde era aproveitada
a baba para fazer doce,
a as bossas posteriores eram uma imitação chinesa das bossas anteriores da pamela anderson,
,
eu tambem sei ...
,
hi hi hi hi
,
mares de jinos
*

MEU DOCE AMOR disse...

GARÇA REAL: falamos para sempre.
Bora Bora...Bora lá.

Beijinho doce:)

MEU DOCE AMOR disse...

LUAR: não sei se explica.São necessárias provas.Suportes escritos...e cuidado com as falsificações.Existem hieroglifos interessantes, curiosos...existe uma explicação que é a única aceite pela comunidade: sobreposição daqueles feitos em tempos diferentes.Mas que é fantástico é.Ainda se fosse um...agora mais que um...

Algo mais?

E "Eram os Deuses Astronautas"?
(Erick Van Daniken)

Beijinho doce:)

MEU DOCE AMOR disse...

EFENETO: enciclopédia...existem muitas e vai dar tudo ao mesmo.Não é lição Efeneto.Quem sou eu para dar lições?Às vezes tenho dificuldade em escolher, pois são imensos os temas e gosto de todos.

Aceito o beijo HISTÓRICO...daqui a uns séculos um arqueólogo há-de trazê-lo à luz do dia...e ...era uma vez os Deuses que trouxeram a beleza á Terra ...e o reflexo deles está no pôr do sol do deserto e de outros locais do Mundo.

Que os Deuses te abençoem igualmente,a todas as horas e minutos.E segundos:)

E não me trates por VOCÊ , pois ainda sou uma Criança Adolescente com a mania que é Adulta:)))

Beijinho doce e lindo

®efeneto disse...

...por acaso de cabidela, só de vez em quando de caril gosto mais mas tirando isso numca provei comida indiana. Nem comida nem indiana mesmo (risos)...
não sabia que a galinha libertava adrenalina...pensava que era só ovo mesmo...beijo amigo...

MEU DOCE AMOR disse...

POESIA DAS PIRÂMIDES: roda da vida.O ciclo.O fim... a perfeição.

A vida é simples e leve.Nós (salvo seja) é que somos complicados.E cada vez mais.

Atentos sempre.

Passado presente e futuro...também em nós.O que fomos ontem,reflecte-se no presente e,de hoje, no futuro...e o que seremos na próxima vida(será?)

Bonito o teu Paraíso na Terra.Mas o pôr do sol...e os aloés...

Beijinho doce:)

MEU DOCE AMOR disse...

ANÓNIMO: bem vindo!

Denoto sabedoria nas tuas palavras.Lindo o teu poema dedicado aqui às pinturas do Tassili.

O fumo existe quando o fogo é de má qualidade.

"Não se apanham moscas com vinagre"...

Beijinho doce e volta sempre

MEU DOCE AMOR disse...

ENCANTADORA DE SERPENTES: já vieste!Fico contente por apareceres.Já tinha perguntado por ti.Volta, pois fazes falta.

Sempre a mesma.Antídoto?
Ainda tenho em armazém.

Um abraço para ti e às serpentes.Cuida delas.

Encanto também

MEU DOCE AMOR disse...

POETA EU SOU: tal como alguém já disse."só sei que nada sei".

Os fenícios?Sulcavam o Mediterrâneo e eram óptimos comerciantes.E aqui estiveram ,embora não se tivessem fixado.Voltavam sempre à terra dos Cedros.

Camelos...caravanas...riquezas...rotas do ouro...

Baba de camelo...GUEACCCC!!!!!

Bossas...não brinques com coisas sérias.VÁ lá...não gostas?Hummmm!!!!

Olha como sabes!

TENS ESPERTEZA NOS CABEÇA!!! :)))

Beijinho doce

GarçaReal disse...

Em ronda nocturna ,aqui estou de passagem.

Bjgrande

Lia disse...

E muito mais interessante quando podemos ver isso com os olhos da nossa alma...

Um beijo

®efeneto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
®efeneto disse...

...essa do pintainho gostei...se nascer pintainho dos outros (gay) gostava de saber do que a galinha sofria...(mas calculo)risosssss
...quanto á refeição, ok...tudo bem, voçê come lá a Ginga Massala
e eu o resto...(espero não haver indianas por perto dos nossos blogs)rrrrisossss.
Beijo...

lua prateada disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
®efeneto disse...

(cabidela)??...desconhecia que as galinhas tambem tinham esses periodos na vida?!!...

Agora a sério, essa da enciclopedia foi só para demonstrar que gosto dos temas que coloca e aborda neste seu espaço...tem um gosto requintado a escolher os temas.
[E não me trates por VOCÊ , pois ainda sou uma Criança Adolescente com a mania que é Adulta], pois a mim trate-me como quiser pois eu sou um velho com a mania que sou adolescente, (risos)...outro beijo historico para dar trabalho aos arqueólogos...

Anônimo disse...

tou no mail

bjgrande

®efeneto disse...

...vamos dar por terminado esta longa, dura e penosa "batalha". Estou aqui toda esfarrapado de humor pois nada sabe melhor que uma divertida e sã "brincadeira” com toda a amizade e respeito que nós amigos adultos muito prezamos...obrigado e voltaremos á "carga" sempre que o desejo mutuo seja divertir e trocar ramos de palavras pois ao fim e ao cabo foi isso que aconteceu...beijo de amizade e boa noite também senhora adolescente adulta.

Anônimo disse...

bora para lá....espero
bj

João JR disse...

adorei...!
Beijocas

PintoRibeiro disse...

Hum, hum...lololl....bjinho,

®efeneto disse...

“Um dia decidi ser rico…
Procurei ouro em mil rios do mundo
Mas …não resultou!
Plantei mil hectares de notas
E nada cresceu…
Esburaquei meio planeta à procura de petróleo…
E nada encontrei!!!
Quando estava prestes a desistir…
Lembrei-me que tinha já em minha posse
A maior riqueza do mundo!
A tua …
…AMIZADE!”

Bom fim-de-semana amigo(a)...

GarçaReal disse...

Boa tarde....
Tudo bem?

bjgrande

GarçaReal disse...

Boa noite...Linda


bjgrande

®efeneto disse...

[...]Estandarte a postos.[...]
...esta achei graça, pensei que era mais para homens esta do estandarte...(risos). Um bom sábado na companhia de quem mais desejar. Eu pessoalmente prefiro a tática do rectangulo como as camas...beijos.

GarçaReal disse...

Retribuindo o bj.

Bom fim semana.

bjgrande

®efeneto disse...

...de acordo consigo...depois de uma emboscada uma boa luta corpo a corpo...para "levantar" a moral da tropa!!...beijo.

®efeneto disse...

...para rezar convêm ajoelhar...

esta musica bem velhinha mas sempre de bom gosto...beijo a sério...

®efeneto disse...

...amiga podemos dizer que quase toda a boa musica desta altura (anos 60/70)entrou para a historia e é ouvida por toda as gerações mesmo a actual, e a musica de agora salvo raras esxepções pouco resiste ao tempo. Concordo consigo...continuação de bom fim de semana...beijos para aí algures em Portugal.

®efeneto disse...

...já que diz que tenho bom gosto e se gosta de genisis então publiquei agora...beijo amigo.

GarçaReal disse...

Por aqui passando....

bj de boa noite

MEU DOCE AMOR disse...

ia! Não me digas que andas por aqui
Garça

GarçaReal disse...

Vivo perto em Lago Real.
Estava banhando minha Garça.



bjgrande

MEU DOCE AMOR disse...

Banha aqui.Vá

MEU DOCE AMOR disse...

Só banhar?

MEU DOCE AMOR disse...

Já bateste as asas outra vez?

GarçaReal disse...

Isto tá muito parado.....

MEU DOCE AMOR disse...

Tu é que és lenta

GarçaReal disse...

Nem as asas batem bem...

MEU DOCE AMOR disse...

Vá...faz um esforço linda Garça

MEU DOCE AMOR disse...

Abres as asas e bates dá corda

GarçaReal disse...

Molharam-se no Lago.

GarçaReal disse...

estão sem corda...estão tristes...

MEU DOCE AMOR disse...

Bem podia estar à tua espera num campo de batalha que os inimigos tomavam a fortaleza

GarçaReal disse...

Um desalento.....

MEU DOCE AMOR disse...

Tristezas não pagam dívidas

MEU DOCE AMOR disse...

Que desalento?

MEU DOCE AMOR disse...

Aqui não há desalento.Só sonhos

GarçaReal disse...

Tu corres com o inimigo....
Sigo na retaguarda...

MEU DOCE AMOR disse...

As guerreiras não podem pensar assim.Muito menos sentir

GarçaReal disse...

Voarei em perseguição do teu sonhar.

MEU DOCE AMOR disse...

E eu vou à frente para dar uma mocada nas cobras.Estou a ver

GarçaReal disse...

Já é bom....

MEU DOCE AMOR disse...

Não é preciso voar em perseguição.Os sonhos estão contigo e não te lamentes.

GarçaReal disse...

A garça está em voo rasante

MEU DOCE AMOR disse...

Não me digas que tens medo de cobras

MEU DOCE AMOR disse...

De serpentes?

GarçaReal disse...

Proucura sonhos....perdeu-os

Anônimo disse...

Alguém me chamou?

MEU DOCE AMOR disse...

Quem procura o quê?

MEU DOCE AMOR disse...

ENCANTADORA: lá vieste.Tens uns olhos...

GarçaReal disse...

Minha Garça não teme cobras

GarçaReal disse...

Nem quem as encanta...

GarçaReal disse...

Não teme não.....

Anônimo disse...

Mas que é isto?

MEU DOCE AMOR disse...

Os sonhos não se perdem Garça.Eles é que nos perdem

MEU DOCE AMOR disse...

TUPRIMITAAAAAAAAAAAA por tens andado?

MEU DOCE AMOR disse...

Fugiste com ele e só agora apareces.Ele deu à sola?Ou foste tu que...

Anônimo disse...

Que raio,onde se meteu a gaja?

Anônimo disse...

Giro.notificando o que aqui vai.Rebeldia verificada.Anotação feita.Meia noite.Horas de ir para a cama meninas.

MEU DOCE AMOR disse...

PRIMO: não tens que vir cuscar.Não és chamado para aqui.Isto não é sítio para uma pessoa da tua idade.Já devias estar a dormir.Temos mais que fazer...

GarçaReal disse...

A garça vai dormir...
Cansou-se de tanto voar.


bjgrande

MEU DOCE AMOR disse...

GENDARME EM FÉRIAS: se está em férias estás fora de serviço!

MEU DOCE AMOR disse...

GARÇA: já?

Boa noite então.Dorme bem.

Beijinho doce:)

®efeneto disse...

...e eu poeta...GRITO...

AQUALUZ disse...

Já tinha ouvido falar.Vi o vídeo e achei muito interessante.Será que é?

Beijo Azul

SILÊNCIO CULPADO disse...

Que bom haver quem ame o sonho e não se deixe formatar pelo cinzento e pelas tardes tristes. Que bom haver quem seja como tu. Que bom visitar um blogue como este.

PintoRibeiro disse...

100? Eu bem disse...lololol.
Bjinho.

Naty disse...

Olá adorei.voltarei
bjs naty

Menina do Rio disse...

Estava a ver o video...Incrivel como os povos antigos desenvolveram a arte de contar sua história atraves de gravuras, tal como os astecas, os maias e os incas. Um passeio pela cultura. Gosto!

Beijo de boa semana

Isabel disse...

É um pouco isto que me faz navegar pelos blogs, quase diariamente,a procura de aprender sempre algo de novo.
Gostei de ver o vídeo.

Bjt

®efeneto disse...

...preguiça, muita preguiça vejo por aqui...desde o dia 7 sem nada ??...no you tube á videos sobre a "preguiça"...beijo para despertar...

®efeneto disse...

Olá amiga. O Baco comigo não se safa, o meu é mesmo o NETUNO (POSEIDON), só bebo água...Em relação ao beijo é tentador...lábios carnudos possui-o...
Resto de uma boa semana na companhia de quem mais ama...nos encontraremos por aí algures no espaço e no tempo...

Lia disse...

Continuei...

Espero que gostes...

Um beijo

®efeneto disse...

um beijo...foi só para ser o 100...

®efeneto disse...

...apenas um beijo, e bom feriado na assunção da amizade...

®efeneto disse...

Neste momento,
Ponho-me a pensar a quão complexa
E intrigante é minha amizade.
Esse laço fraterno que não se sabe muito bem
Onde nem o momento certo em que se inicia,
Realmente é mais do que fantástico.
Vá ao meu “Grito” buscar o que lá tenho para si,
Antes que me arrependa...(risos)...

Beijo/Abraço intrigante e complexo...

GarçaReal disse...

Talvez não apareça, pois estou em periodo de férias...
Do sul trarei alguém que nos é querido.
Até para a semana.

bjgrande e Real

PintoRibeiro disse...

Bjinho,

Kalinka disse...

BELO TEMA.
O DESERTO APAIXONA-ME.

Love me tender, love me sweet, never let me go.
Love me tender, love me true, all my dreams fulfill.
For, my darlin', I love you and I always will.
ELVIS PRESLEY - 30 anos depois ainda E sempre presente no Mundo.

Belas palavras estas,
para serem ouvidas,
neste momento de tanta tristeza
saúde debilitada,
coração despedaçado,
alma negra,
que certeza?
Nenhuma...

Elza disse...

Olá!!
Estou passando por aqui para dar meus parabéns
pela sua indicação, ao prêmio blog 5 estrelas!
Seu blog é muito original, parabéns 2x!
rsrs...
=]

®efeneto disse...

Aproxime-se mais.
Tente sentir do que
Um abraço é capaz.

Quando bem apertado
Ele ampara tristezas,
Sustenta lágrimas,
Combate incertezas,
Põe a nostalgia de lado.
É até capaz de amenizar o medo.
Se for cheio de ternura
Ele guarda segredos
E jura cumplicidade.

Um abraço amigo de verdade
Divide alegrias e se
Apraz em comemorações.
Abraços
São pequenas orações de fé,
De força e de energia.

Olhe para o lado:
Há sempre alguém que
Quer ser abraçado e
Não tem coragem de dizer.
Enlace-o.
O pior que pode acontecer
É ganhar de volta um sorriso de carinho
Ou quem sabe, uma palavra sincera.
Você vai descobrir
Que ninguém está sozinho
E que a vida pode ser
Um eterno céu de primavera.

Um bom fim-de-semana
Na companhia de quem mais [o] abraça...

PintoRibeiro disse...

Bfsemana, bjinho.

PintoRibeiro disse...

Entãõ????
Bom domingo, bjinho.

®efeneto disse...

...puxa, eu mesmo de férias ainda publico mas por aqui vai uma preguiçite aguda...ou então os Deuses devem está...de férias...Beijo com energia para lhe transmitir isso mesmo.

poetaeusou . . . disse...

*
linda
,
passei aqui
,
jinos
*

PintoRibeiro disse...

Vais aos 200???? POST!!!!
Bjinho,

®efeneto disse...

...obrigado pelo seu cantar lá no meu grito. Vim aqui visitar a senhora preguiça e vou "ter" agora com a garça (risos)...um beijo no "seu olhar"...

®efeneto disse...

...Oh minha amiga, essa da raposa o que pode contribuir para a minha felicidade, (risos). Quer dizer, estou eu aqui no meu canto sossegado a olhar o por do sol, na companhia de quem mais gosto, a refrescar-me com um sumo de ananás natural, e entra você, pelo meu grito adentro, a gritar que viu uma raposa!!!....Eu poderia ficar contente consigo era se me disse-se que tinha visto um belo dum raposo, alto, moreno e espadaúdo que nem eu.... (risos). Acho melhor deixar as raposas e pôr-se mas é a publicar pois já não sou só eu a reclamar...quer chegar aos duzentos??? É???...beijo brincalhão....

®efeneto disse...

Obrigado pela resposta e desculpe. Pensei que se podia brincar.

®efeneto disse...

...á certas alturas na vida que temos e ficamos com duvidas. Este caso foi uma delas. prezo as amizades que tenho e por vezes na onda da brincadeira poderá haver algum excesso. Pensei que sim. Fiquei com essa impressão mas ainda bem que foi so impressão.Um beijo e desculpe qualquer coisa. Vou acabar com o sumo....

®efeneto disse...

Claro amiga, a “teclar” é que uma pessoa se entende. Como achei o seu “chato” muito directo fiquei na dúvida. Embora não beba bebidas alcoólicas claro que há sempre umas cervejolas para a malta da “casa”, pode ficar ao meu lado á vontade pois a companhia não é ciumenta e em ultimo caso eu mando-a comprar caramelos. (risos). Agora vou aproveitar esta paragem nas ferias para publicar qualquer coisa pois embora de férias ainda ponho algumas palavras...Pode chamar de chato agora. (risos). Um beijo com sabor a caju e pelos vistos até já...

Phantom of the Opera disse...

Beijo-te