janeiro 26, 2008

AL ANDALUZ ...TERRA DE SONHO ...


A Conquista Muçulmana da Península Ibérica, inicia-se no ano de 710, com uma expedição comandada por Tarik, que desembarca em Gibraltar e em 711, vence os Visigodos na batalha de Guadalete. Seguidamente o exército divide-se em três corpos e avançam rapidamente por toda a Andaluzia. Em 713, depois de constactada a destruição das estruturas do Estado Visigodo, é decretada por Muza a soberania do Califa de Damasco sobre toda a Península Ibérica, declarando esta como província do califado, lançando-se à conquista de quase toda a Península, com excepção das Astúrias.

Por estas terras permaneceram cerca de 800 anos, agraciando-nos com uma grande herança que ainda hoje se faz sentir.

Al Andaluz de Sonho...

Momento marcado ... força que me atrai para te escutar. Oh grande Al Andaluz... a tua voz me recorda. A tua atmosfera, o teu compromisso, a tua inspiração, o teu fervor ... louvo-te pela tua força e fico a sonhar em ti. Oiço-te a falar... bebeste da fonte, banhaste-te no oceano, vi-te cristalino e visualizei o teu facho olímpico.


Concentrei-me e tornei-me num mar morto à espera da tua brisa. Demorei tempo a sentir-te !

Por instinto repeti três vezes :

- Na minha Alma...na minha Alma...na minha Alma...

Senti um suave e rápido toque no meu peito ... mergulhei em ti e vi-te a crescer e tornares-te glorioso numa sinfonia telepática, onde as nossas energias se tocaram. Espírito liberto, vontade hercúlea ...mística vivência num campo fertilizado e regado pela seiva de uma Cultura Iluminada

Terra Senhora absorvente dos ventos do deserto

Desafiadora do Sol

Rainha da Luz Peninsular

Calor escaldante

De líquido refrescante

Alimento de Amor

Farol e rio da Providência Divina

Alegria da Arte

Riqueza Poética

Felicidade de um Cântico

Tapete de Mouras Encantadas ...

Ai Al Andaluz ... quantas vezes se esquecem de Ti !...

Música-Marcus Viana in Marktub II

26 comentários:

GarçaReal disse...

Há muito por aqui, lendo atentamente!

Belo este texto de forte poder descritivo.

Vendo as imagens que tens, gostei da mesquita de Córdova pois estive lá pessoalmente e é simplesmente fabulosa.Digna de ser vista.

Claro que a música é linda e perfeitamente escolhida.

Adorei...Parabéns

Bom domingo

Bjgrande de carinho

PintoRibeiro disse...

Nem mais. É de sonho.
Bom domingo, bjinho.

®efeneto disse...

Mais uma lição de história, contando uma "estória" ao mais pequeno promenor. Belas fotos como nos habituou...fica sempre um ar de místicismo na descrição. Soberba a escolha musical. O contrário seria de estranhar.
Beijo de uma boa semana e virei cá novamente pois para a ler tem que se vir preparado para as surpresas em cada frase.

Beijito em forma de Peninsula.

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Minha querida amiga, bela postagem no seu todo!
Adorei do príncipio ao fim.
Beleza, muitaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
beijinhos de carinho.
Fernandinha

Phantom of the Opera disse...

Muito interessante...

Boa semana
Beijo

Mónica disse...

Me encantó leer esta historia del Andaluz de Sonho, fantástica y que hermoso árbol y que hermosa flor.

Me gustaron tus blogs. Bjosss.

Nos vemos.

Dreamaster disse...

Adorei. Infelizmente nunca lá fui mas dizem q é muito bonita e bonita é tb a musica.

Não sei mas a musica arabica sempre me seduziu e leva-me para aquelas paisagens magicas e ancestrais dum tempo sem violencia.


Bjs
D.

poetaeusou . . . disse...

*
amiga
,
e começa a história da nazaré,
a partir da batalha de guadalete,
em que dom rodrigo, rei dos visigodos, fugiu com o peso da
derrota, com reliquias da terra
santa, acolheu-se ao mosteiro da cauliniana, mas achando-se inseguro, partiu para o norte,
agora na companhia de frei romano,
encontrou nas falesias da futura
nazaré, um bom local para se esconder, assim o fez, enterrando
depois da morte de frei romano,
a imagem de nossa senhora, trazida
de nazaré da galileia assim como
as cinzas de s.brás e s.bartolomeu,
morreu em viseu.
,
soberbo o teu post, parabens,
,
vagas de jinos
,
*

Maria Clarinda disse...

Expectacular!!!!
Jinhos mil

Fragmentos Betty Martins disse...

olá________________________:))




______________cheguei!!!
agora é só_____um olÁ:)



e_________de todo coração__________




agradecer____________a visita na minha ausência


____________voltarei mais tarde
para ler e_____________comentar





beijOs com carinhO

GarçaReal disse...

Há seres de eleição....
Há seres que ocupam meu coração...
Há seres que circulam em mim...
Há seres que me dão um sentimento...

AMOR

Tu és a amiga, a querida , o meu sangue de eleição....

A minha doce "Mana".

O poema do Lago é para seres de eleição...Tu comandas meu coração.É teu o lugar cimeiro sempre.
Estás naquele poema.

Um beijo especial em ti minha DOCE

Luna disse...

Adorei a forma mística de
Falares da história, a forma como
Descreves cada pormenor
Simplesmente fantástico.

Beijinhos
luna

*SP Sentimento Puro disse...

Mas que coisa linda!!!
Esta história que eu desconhecia, esta música, as imagens...Perfeito.

Obrigada por ter visitado o meu canto, e me fazer conhecer este teu espaço magnífico.

Tenha um bom dia

Beijo,

SÓNIA P. R. disse...

Hoje sim!
Vai ler se puderes Ibn Qassi,
Bjinhos.

®efeneto disse...

Cada pequeno Olá, cada pequeno sorriso, cada pequena ajuda é capaz de salvar um coração magoado. Há um milagre chamado Amizade. Você não sabe como ela aconteceu ou quando começou, mas você sabe a alegria que ela traz e percebe que a Amizade é um dos dons mais preciosos que Deus nos concedeu.
Amigos são jóias preciosas, realmente. Eles fazem-nos sorrir e encorajam-nos para o sucesso. Eles estão sempre ali para nos ouvir, para nos elogiar, e estão sempre de corações abertos para nos receber. Neste dia particular para mim, onde comemoro um ano de publicações venha-se associar á festa. Á sua festa…á nossa festa…para o ano cá estaremos mais velhos é certo mas de certeza mais ricos de amizade, de solidariedade e amor com o próximo. Aproveito para lhe desejar um óptimo fim-de-semana na companhia de quem mais desejar. Se o passar sozinho não se esqueça de olhar para o lado. Os amigos estão lá, é só procura-los.
efeneto.

musica de sonho que aqui colocou...

GarçaReal disse...

Bom Fim de Semana

Bjgrande e até logo...

Fragmentos Betty Martins disse...

___________olá minha querida



________música ______linda



com um texto


cheio de sabedoria___parabéns


beijO c/ carinhO

Menina do Rio disse...

A gente via viajando e descobrindo coisas; aprendendo sempre!
Muito interessante!

um beijo

®efeneto disse...

Sábado, 14 horas, pego no meu teclado a gasóleo e aqui estou eu a agradecer a sua fidelidade. Obrigado por me terem embebedado de tanta amizade.
Para o ano há mais e conto com todos vocês. Um bem-haja a todos.
Vamos voltar às palavras e deixemo-nos de lamechices.
Abraço aos amigos e beijos ás damas.

Dreamaster disse...

Olá menina. Andas desapareçida ;)

Olha, passei aki rapidinho pra te dizer q adicionei um chat ao meu blog.

Bom Carnaval.

Bjs
D.

Eärwen disse...

Realmente uma Terra de Sonho... a música realmente bela. E vamos com isso aprendendo pelas tuas mãos...

Pérolas incandescentes de carinho amigo, deixo para ti, banhadas do rio de lava que em meu mundo corre.

Eärwen
03.02.08

PintoRibeiro disse...

Passei para deixar um bjinho,

Sunshine disse...

Passei para te agradecer as palavras que me deixaste ... fiquei lendo e relebrando passeios de há muito tempo atrás ... voltarei um dia e ... com a sabedoria colhida nos teus textos, Córdova será como uma jóia de rara beleza que os meus olhos terão novamente o previlégio de ver ...

Deixo beijos com mt carinho

®efeneto disse...

...de passagem deixo cair um beijo...

GarçaReal disse...

bjito de boa noite :)

PintoRibeiro disse...

Sem tempo, sem tempo mesmo nenhum.
Vim deixar um bjinho.