abril 16, 2009

ILUSÃO ...



O sonho e a ilusão estão presentes nas nossas vidas e assentes em correntes do pensamento filosófico e literário. "Na sua forma mais radical, esse pensamento proclama que o homem vive imerso em ilusões e sonhos".

Alguns pensadores, opinam que o homem não pode viver sem a ilusão, já que faz parte da natureza humana, sendo uma forma de fugirmos à vida real, ao sofrimento e falta de sentido presente na vida ( ??? ) A vida passa então pelo sonho, para fugir à verdadeira realidade.


Os sonhos e a nossa imaginação darão esse sentido à vida, ainda que por vezes os sonhos não sejam mais do que isso mesmo? Apenas sonhos ?...


Será que ...

"Ao mesmo tempo que a realidade é uma fábula, simulações e enganos... são considerados como as verdades mais sólidas. Se os homens se detivessem a observar apenas as realidades, e não se permitissem ser enganados, a vida, comparada com as coisas que conhecemos, seria como um conto de fadas ou as histórias das Mil e Uma Noites. Se respeitássemos apenas o que é inevitável e tem direito a ser, a música e a poesia ressoariam pelas ruas fora. Quando somos calmos e sábios, percebemos que só as coisas grandes e dignas têm existência permanente e absoluta, que os pequenos medos e os pequenos prazeres não passam de sombra da realidade, o que é sempre estimulante e sublime. Por fecharem os olhos e dormirem, por consentirem ser enganados pelas aparências, os homens em toda a parte estabelecem e confinam as suas vidas diárias de rotina e hábito em cima de fundações puramente ilusórias."


Henry David Thoreau, in 'Walden'
Música " Illusion" by Imagination

41 comentários:

GarçaReal disse...

O texto dá que pensar, pois penso que o importante é ter a capacidade de destrinçar entre o sonho e a realidade e necessário será viver um de cada vez.
Alguém que muito prezo e a quem muito devo me disse uma vez:

Vive a vida , mas nunca em caso algum deixes de sonhar...Nunca

Gostei da música e do texto

Uma noite de luz e já agora repleta de um belo sonho.

Bjgrande do Lago e claro daqui também

Até....

MEU DOCE AMOR disse...

Olá Garça:

Sim...de certa forma!

Mas por ex...eu sou real, mas nem por isso deixo de ser a pura ilusão...ou melhor...a desilusão!...

Beijinho doce

YY disse...

"Saber não ter ilusões é absolutamente necessário para se poder ter sonhos. Atingirás assim o ponto supremo da abstenção sonhadora, onde os sentimentos se mesclam, os sentimentos se extravasam, as ideias se interpenetram. Assim como as cores e os sons sabem uns a outros, os ódios sabem a amores, e as coisas concretas a abstractas, e as abstractas a concretas. Quebram-se os laços que, ao mesmo tempo que ligavam tudo, separavam tudo, isolando cada elemento. Tudo se funde e confunde.

Fernando Pessoa, in 'O Livro do Desassossego'

Aquele beijo
:):)

YY

MEU DOCE AMOR disse...

YY:

Faz tempo...

Tud se funde e se confunde...e de que maneira!

Será que somos..."ACTORES MISERÁVEIS QUE JÁ NÃO QUEREM DEIXAR OS SEUS PRÓPRIOS PAPÉIS GLORIOSOS...SOMOS PARA NÓS MESMOS SERES NOS QUAIS DORME, AMALGAMADO,O CORTEJO INGÉNUO DAS POSSIBILIDADES DAS NOSSAS ACÇÕES E DOS NOSSOS SONHOS"? ( André Malraux in "A Tentação do Ocidente")

Beijinho doce e obrigada pela visita e pelo pensamento

Anônimo disse...

Passo empre por aqui para ler.Um interessante post que nos ajuda a considerar momentos de reflexão em nossas vidas.Deixo-te pois um poema:

"Perdi os Meus Fantásticos Castelos

Perdi meus fantásticos castelos
Como névoa distante que se esfuma...
Quis vencer, quis lutar, quis defendê-los:
Quebrei as minhas lanças uma a uma!

Perdi minhas galeras entre os gelos
Que se afundaram sobre um mar de bruma...
- Tantos escolhos! Quem podia vê-los? –
Deitei-me ao mar e não salvei nenhuma!

Perdi a minha taça, o meu anel,
A minha cota de aço, o meu corcel,
Perdi meu elmo de ouro e pedrarias...

Sobem-me aos lábios súplicas estranhas...
Sobre o meu coração pesam montanhas...
Olho assombrada as minhas mãos vazias"...

Florbela Espanca, in "A Mensageira das Violetas"

Abraço forte

GarçaReal disse...

Que a semana que hoje começa te entregue na alma o brilho do teu sonhar e longe de uma ilusão, pois a beleza reside no que és...

E tu és muito....Muito....

Entrego um

Bjgrande do Lago com um toque especial

Até....

Vaguer disse...

A existência não parece ser uma propriedade distinta que se possa adicionar ou apagar, certo? Assim, sonho, para a ciência, é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono. Mas também, projecção real, na vida. Ilusão, é aquilo que nos identifica com o mutável, o perecível. Não confundir, com ilusão óptica. Tudo o que se relaciona ou está relacionado com a "triplo", chamemos-lhe assim: corpo, mente e espírito; - atenção não confundir mente com cérebro - estão intimamente ligados, embora pareça haver aí sentidos ou ainda, facetas diferentes: sonho e ilusão são indissociáveis. Tal como, à título de exemplo: corpo, mente espírito. Sem ilusão não haveria sonhos e vice-versa. Podemos atribuí-los diferentes sentidos. Vejamos as cores que nos rodeiam, são elas realmente assim como as vemos ou terão outras cores não detectáveis à vista desarmada? Não, a ciência pode provar isso. E ilusão e sonhos, terão para a vida o mesmo sentido ou não? São mesmo assim tal como as vemos e sentimos? Não. São essência não materializáveis. Logo, sonho é não-sonho e ilusão, não-ilusão. Por que o sonho é real, tal como a ilusão. Porque são ambos palpáveis dentro do tal sentido de triplicidade. Assim, a ilusão é mesmo ilusão e sonho é realmente sonho.

– Não, não pode ser, pensa o leitor com todo o direito? Pois, bem: pense num sonho e iluda-se verdadeiramente. Depois crie uma ilusão e tente-a reproduzir verdadeiramente.

Lembre-se amigo, ao Ser, tudo é possível. Tal como o sonho, se a ilusão pura se pode reproduzir numa desilusão, então…?

Deixo aqui um desafio ao debate.

Adorei vir aqui!
Um beijinho para VEMSONHARCOMIGO

Menina do Rio disse...

Sonhar não é fechar os olhos e perder-se em elocubrações. Sonhar faz parte da realidade, no sentindo de idealizar antes de concretizar. Todas as coisas passam pelo plano mental, antes de se tornarem físicas, seja uma música, uma atitude, um sentimento. O sonho nada mais é senão a emissão do pensamento e se for ruim vai afetar a todos, mas se for bom, é compensador...Cabe aos homens a escolha!

Beijinhos

pico minha ilha disse...

Adoro sonhar.Mas sempre vejo a realidade da vida.Beijinho doce

MEU DOCE AMOR disse...

ANÓNIMO:

Respondo de modo semelhnte:

"Fosse eu apenas, não sei onde ou como,
Uma coisa existente sem viver,
Noite de Vida sem amanhecer
Entre as sirtes do meu dourado assomo....

Fada maliciosa ou incerto gnomo
Fadado houvesse de não pertencer
Meu intuito gloríola com Ter
A árvore do meu uso o único pomo...

Fosse eu uma metáfora somente
Escrita nalgum livro insubsistente
Dum poeta antigo, de alma em outras gamas,

Mas doente, e , num crepúsculo de espadas,
Morrendo entre bandeiras desfraldadas
Na última tarde de um império em chamas...

Fernando Pessoa, in "Cancioneiro"

Beijinho doce e obrigada pela visita e poema:)

MEU DOCE AMOR disse...

GARÇA REAL:

Obrigada pelas palavras estimulantes.Mas a ilusão é importante.Assim vejo a realidade fazendo com que se instale a desilusão.Mas é sempre construtiva e aprendo muito:)

Beijinho doce e boa semana

MEU DOCE AMOR disse...

VAGUER:

Belo comentário.Dão que pensar as tuas palavras.Encontrei algo que talvez se ligue um pouco com o que escreveste, não?

"As coisas que existem são o que são, mas as que não existem são o que não são, e isso é muito maior. (...) A vida toda está cheia do que não existe e isso é que é difícil. Mesmo naquilo que existe há sempre aquilo que não existe e é só isso que nos interessa. Porque o que importa não é aquilo que se tem, mesmo que se tenha já tudo: o que importa é o que ainda aí procuramos, mesmo que já não haja nada para encontrar. Mas se calhar é só assim que se é homem, o que nos torna a vida um pouco dura. Somos homens não pelo que existe mas pelo que nem sequer pode existir - seremos? Somos homens em ficção, à custa do que não há? - seremos? "

Vergílio Ferreira, in 'Nítido Nulo'

Beijinho doce e obrigada pela visita:)

MEU DOCE AMOR disse...

MENINA DO RIO:

"Sonho como Emissão do Pensamento"...como dizes!

Aqui está um sonho bom reflectido num pensamento interessante e feito poema:

"POEMA: A vida do índio

O índio lutador,
Tem sempre uma história pra contar.
Coisas da sua vida,
Que ele não há de negar.
A vida é de sofrimento,
E eu preciso recuperar.

Eu luto por minha terra,
Por que ela me pertence.
Ela é minha mãe,
E faz feliz muita gente.
Ela tudo nós dar,
Se plantarmos a semente.

A minha luta é grande,
Não sei quando vai terminar.
Eu não desisto dos meus sonhos,
E sei quando vou encontrar.
A felicidade de um povo,
Que vive a sonhar.

Ser índio não é fácil,
Mas eles têm que entender.
Que somos índios guerreiros.
E lutamos pra vencer.
Temos que buscar a paz,
E ver nosso povo crescer.

Orgulho-me de ser índio,
E tenho cultura pra exibir.
Luto por meus ideais,
E nunca vou desistir.
Sou Pataxó Hãhãhãe,
E tenho muito que expandir.

Autor: Edmar Batista de Souza (Itohã Pataxó) 06/09/06

Beijinho doce e agradeço a tua visita:)))

MEU DOCE AMOR disse...

PICO MINHA ILHA:

Fazemos esforço para ver a realidade da vida, claro...mas...
"O conhecimento do conhecimento ensina-nos que apenas conhecemos uma pequena película da realidade. A única realidade que é cognoscível é co-produzida pelo espírito humano, com a ajuda do imaginário. O real e o imaginário estão entretecidos e formam o complexo dos nossos seres e das nossas vidas. A realidade humana em si mesma é semi-imaginária. A realidade é apenas humana, e apenas parcialmente real".

Edgar Morin, in 'Os Meus Demónios'

Beijinho doce e muito obrigada pela visita:))

poetaeusou . . . disse...

*
linda,
,
optima escolha,
melhor post,
,
(quem avança confiante na
direcção dos seus sonhos e
se empenha em viver a vida
que imaginou para si encontra
um sucesso inesperado em seu
dia-a-dia,)
,
In-Henry David Thoreau |
,
Um mar de amizade, deixo
,
*

MEU DOCE AMOR disse...

Poeta:

Sim,mas é uma trabalheira desgraçada:)

Beijinho doce

*@rclight* disse...

minha amiga
gostei d t ler
o teu espaço emana tranquilidade
desculpa a ausencia pk ninguem merece

deixo-t um beijo a dizer k m lembro de ti

Rafeiro Perfumado disse...

O problema é quando a pessoa prefere viver na ilusão e desperdiça a realidade. Beijo.

Lilazdavioleta disse...

Sonhar , mas de olhos abertos , é imprescindível , para que possamos aguentar aquilo a que chamam " a realidade " da vida .
Mas , sabendo não ter ilusões , para o poder fazer ... ( tal como dizia Fernando Pessoa ) .

Beijo grande

MEU DOCE AMOR disse...

@rcglith:

Onde tens andado?Isto são horas de chegar a casa?

Hummm....

Desculpado...

Beijinho doce

Já tinha saudades de toi

MEU DOCE AMOR disse...

Rafeiro Perfumado:

Pois é!Mas por vezes é necessário para se dar valor à realidade,não?

Beijinho doce com perfuminho lindo:))

MEU DOCE AMOR disse...

LilazdaVioleta:

Nem mais.Quem sábio é...

Beijinho doce Querido Lilaz:)

MEU DOCE AMOR disse...

Meu Doce Amor:

Está na hora de outro post,não?

Beijinho doce

meu doce amor disse...

Pois está!

Agora só no feriado do UM!

Beijinho doce

amor doce disse...

Mas o que não estou a gostar é da música,está correndo mal ,não?

Doce beijinho

MEU DOCE AMOR disse...

Amor doce:

Pois está!E não estou a gostar da brincadeira,né?Gosto de ouvir as músicas e inteirinhasssssssssss!!!!

Beijinho doce

Anônimo disse...

Ilusão!

Anônimo disse...

pois é isto com esta musiquinha assim , não dá piada nenhuma...
então o que aconteceu?
................................. isto anda tudo muito morto................

pois é a realidade!!!!
ah , a realidade dói ...

MEU DOCE AMOR disse...

Anónimo1:

Ilusão...realidade...ilusão...

Bj

MEU DOCE AMOR disse...

Anónimo2:

Pois é!Que música...???

Tenho que pensar numa alternativa.

A realidade doi,mas doi mais a ilusão,depois de sabida,sentida...

Hummmm..............

?????????

Isto anda muito paradito hummmm....

Bj

poetaeusou . . . disse...

*
mensagens codificadas ?
e o homem dos ficheiros sabe ?
,
bem não "acho" novas,
deixo
um mar de jinos,
,
*

©efeneto disse...

Tenho palavras que te procuram,
que se acendem nesta existência suave;
palavras para seguir caminhos,
para te abrir os dias;
palavras partículas de fogo
que acarinho para os momentos precisos
nos seus puros abandonos;
palavras verticais como chamas,
que te chamam na procura,
mais claras que o dia.
Com palavras de lua e de vento
invento veredas de palavras
que adoçam os silêncios
e explicam as madrugadas.
Palavras que só a ti direi.

Palavras que servem para dizer que irei voltar aos poucos á vossa companhia.
Um fim-de-semana cheio de amizade e palavras

gota de vidro disse...

Passei.....

Uma boa semana de luz em teu coração.

beijinho

Dreamaster disse...

É só mesmo ilusão ou o blog morreu mesmo???

:(

Anônimo disse...

É mesmo !!! Morreu???
Que é feito de você???
bjos

Anônimo disse...

Faz tempo, faz tempo. Lolololol.


Bjinho.


Spartakus.

www.bandeiranegra1.wordpress.com

GarçaReal disse...

Passei.....

Por aqui muito paradito......

Vamos a colocar algo.....

Boa semana

bjgrande do Lago e sorrisito

Eärwen disse...

Querida Irmã do Fogo

Sonho....realidade...equilibrar os dois é preciso...
A alma ensaia os passos para o retorno.
O tempo foi meu aliado neste refazer tão necessário.
Agradeço teu carinho e amizade para com o meu mundo..
Entrego-te pérolas incandescentes de paz.

Eärwen

a guardiã disse...

de que vale a vida sem o sonho, sem algo ao qual pretendemos ancorar e alcançar a tão almejada felicidade?

um beijo doce *

a guardiã disse...

de que vale a vida sem o sonho, sem algo ao qual pretendemos ancorar e alcançar a tão almejada felicidade?

um beijo doce *

Dreamaster disse...

Olá meu Doce.

Olha q eu não me esqueci de ti. Tu é q fugiste e nunca mais quiseste saber de ninguem e nem dizer por onde andas.

Com um truque de magia...puff... desapareceste.


Waiting...


Beijo
D.