novembro 22, 2006

GIRASSOL DA FELICIDADE


"A Felicidade é a meta da vida, mas poucas pessoas reconhecem as sementes de felicidade que existem nas suas vidas e em si próprias.É-nos mais fácil atribuir aos outros e ás circunstâncias a responsabilidade pela nossa insatisfação pessoal ou profissional.

Assim sendo, muitas pessoas vivem presas dentro dos seus próprios limites: são cultas, mas frias e distantes; são eloquentes, mas incapazes de exprimir as suas próprias emoções; querem ser líderes no trabalho e em casa, mas não são líderes de si próprios. Querem ser felizes, mas não se conhecem a si mesmas.

O primeiro passo de uma vida feliz é explorar esse mundo desconhecido que é o interior de nós próprios. Isso permitir-nos- á aceder a uma forma mais autêntica de pensar e sentir, ou seja, de viver. Só assim seremos espiritual, emocional e realmente ricos. E essa é a única riqueza que vale a pena possuir..."

in Curry , Augusto Revolucione a sua Qualidade de Vida

AUGUSTO CURRY, é psicoterapeuta, cientista e escritor.Desenvolveu o conceito de inteligência multifocal, uma perspectiva inovadora do funcionamento da mente e da construção do pensamento. Investiu na área de qualidade de vida e desenvolvimento da inteligência, abordando a natureza, a construção e a dinâmica da emoção e dos pensamentos.

32 comentários:

João JR disse...

Olá:)
Lindo este teu texto, e é bem verdadeiro.Gostei!
E o girassol é a minha flor preferida..engraçado não é?..
Beijo grande!

Anônimo disse...

Gostei muito do texto edo girassol. Quem lê Augusto Cury anda em boa companhia.Que grandes verdades ele e tu ensinam.

Um bom dia, com um besito,

Anônimo disse...

Eu acho que Shakespeare tambem tinha razão quando dizia "Sabemos o que somos, mas não o que podemos ser." por vezes é isso ,falta ambição, o querer ser melhor como pessoa, como profissional, é como diz no texto , "muitas pessoas vivem presas dentro dos seus próprios limites" é essas barreiras que devemos tentar quebrar e a melhor maneira é sem duvida conhecendo-nos melhor a nós próprios. beijinho

nuno

OLHAR VAGABUNDO disse...

vim visitar a menina que me fez os primeiros comentarios:)
continuas linda...
beijo vagabundo

mfc disse...

Fez-me muito bem ler este texto.
Aprendi algo com ele.Obrigado.

Bandida disse...

formas apinhadas de disformes conceitos permitidos em situações de limites insatisfeitos.


ilimitado o desejo.




abraço!
_____________________

damularussa disse...

Retribuindo e agradecendo a visita que gentilmente me fez.
Lido o Post do girassol permita-me um singelo comentário, O Homem tem tudo para ser feliz, "atrapalha-se" é nos caminhos da racionalidade, mas há-de perceber um dia que perder tempo com "picuinhices" não o levará a lado nenhum.

Um abraço

Anônimo disse...

Retribuindo a amável visita, com votos de um excelente fim de semana.

Um sorriso para si...

Anônimo disse...

Ui que já me atrasava e por um triz não retribuia a visita!
Ps - Posso sonhar antes com o tal do protagonista do filme Troia??!?
Ou tenho mesmo que sonhar contigo/sigo (sem querer ser àvontadex demais)!!
Estou a brincar. Foi visitar uma quantidade de malucos...
Agradecida pela atenção, voltarei para ver o que por aqui se escreve, que obviamente têm conteúdos mais...refinados!!!
;-)

Alexandra disse...

Texto lindissimo e com a verdade da felicidade.

Adorei amiga

agora deixo uma beijoca bem grande para o fim de semana

PS- podemos sempre ir passear a roma as duas é só dizeres

Anônimo disse...

Adorei este texto.
Uma certa parte concordo contigo.
Desejo um bom fim de semana
Beijo de Sereia

[[cleo]] disse...

Agora fiquei a pensar...
Realmente... é bem verdade tudo isso que o texto diz!!
A felicidade completa não existe, mas sim momentos, momentos de felicidade. E são esses momentos, consoante a abundancia deles ou não, que nos fazem felizes... ou não!

Beijo soprado

aqui-há-gato disse...

Tu onde anda meu "girassol da felicidade":))?

Eu acho q sei muito bem quem sou... Simplesmente não me consigo conter e muito menos dominar:)


Miau do gato

Catarina Alves disse...

Beijinho grande...

E felicidades....

Nani

Sonhos e Devaneios disse...

belas palavras de uma pessoa que consegue deixar transparecer um pouco de si proprio. grande beijo joao

Alexandra disse...

beijocas lindona

Unknown disse...

tens toda a razao. pouca gente dá urgência ao que é realmente importante infelizmente. há que os ir lembrando. :)

Anônimo disse...

Esse tipo de pessoas vive cheia de tabus na vida e por isso não vive.


Bjs do K.

Dreamaster disse...

Sabes, há quem tenha medo de viver e prefere jogar pelo seguro.


Bjs
D.

Alexandra disse...

minha linda palavras para quê????'sua louca insana saudável faz favor de escrever

beijos grandes mas dos grandes mesmo

PS- adoro os teus comentários consegues fazer-me sorrir

Anônimo disse...

querem ver que ela foi para o lugar de sonho, ver peixes navalha...e já não volta!!!!

kikas disse...

Pois o problema é faze-lo, olhar para dentro e mudar o que está errado.

Kikas

aqui-há-gato disse...

Ainda gira o Girassol????


Miau do gato

Silêncios disse...

Concordo em absoluto!
Lindo o girassol!
beijo para ti

Anônimo disse...

Olá.

Acordei bem disposto e de melhor saúde. Obrigado pela tua visita.

Vim aqui, para fazer “exactamente” o que tu fazes no meu blogue. Perguntas.

lol lol lol

Além de me divertir e passar um bommomento. Não pretendo enfadar-te e muito menos incomodar-te.

Apenas algumas perguntas:

Apesar do texto não ser teu, se o postas aqui, sem comentários pessoais, é porque estás de acordo com ele.

Então, por favor, responde aqui no teu blogue a estas minhas perguntas:

- Achas mesmo que a “Felicidade é a meta da vida”? É essa a tua meta?

- Achas mesmo que “poucas pessoas reconhecem as sementes de felicidade que existem nas suas vidas e em si próprias”? Pensas isso de ti?

- Achas mesmo que “muitas pessoas vivem presas dentro dos seus próprios limites”? E tu, como vives? Presa ou liberta?

- Porque pensas que muitas pessoas “são cultas, mas frias e distantes”. Também és assim?

- Onde é isso, perto dos Montes Hermínios?

- Porque gostaste do filme “Tróia”? Porque o Aquiles é o homem dos teus sonhos?

- Acreditas mesmo que os livros históricos, baseados na realidade, retratam que realidade? A do escritor ou a tua?

- O que entendes por “misticismo”? És mística? Sabes o que é o misticismo? Joana d’Arc foi uma mística? E o Bento? E o Dalai Lama? E o Aga Khan?

Tenho uma última pergunta: porque não respondes aos comentários que tens aqui? Desprezas as pessoas que te visitam? Não tens tempo? Ou é outra razão? Pode-se deduzir que, pela Lei da Atracção, se não te responderem nos blogues que visitas, ficas na boa, por ser o que fazes aos teus leitores?

Agora tenho que ir. Volto mais tarde para me despedir.

Um beijinho

MEU DOCE AMOR disse...

Olá António: não incomodas.Nem enfadas.Amanhã respondo aqui ás tuas questões.Não consigo raciocinar.Estou cansada.Mesmo cansada.Deixei comentário(mais ou menos)no teu sítio.

Era para colocar um post novo e não consigo fixar o ecran.Desculpa.

Hoje sou eu que estou KO.Vou ver se consigo responder à hora de almoço.

Hoje comprei outro livro de Augusto Cury "Pais Brilhantes....Professores....".

bj d
d....dorme bem e bons sonhos.

MEU DOCE AMOR disse...

Olá António:só agora tenho disponibilidade.Vou tentar responder ao que perguntas.

A Felicidade é a meta da vida.Andamos cá para isso.Quando temos momentos felizes,sentimo-nos bem,realizados e,desta feita,ajudamos os outros a serem felizes,a encontrarem o caminho...através do nosso ex.A minha meta é essa.Ser mais feliz...cada vez mais.

Poucas pessoas reconhecem que a felicidade está dentro delas e da forma como se vê a vida.Hoje em dia,dá-se grande ênfase ao materialismo.A maioria das pessoas,desemboca sempre numa palavra:dinheiro.Se se tem pouco é-se infeliz.A felicidade está confinada aos bens que se possuem....e aos títulos.Para mim...jamais.

As pessoas vivem presas dentro dos seu limites...claro.Elas prórias criam limites,um círculo que não as deixa evoluir,que os confina a uma visão curta daquilo que as rodeia.Não vivo dentro de limites.Não tenho limites.Aliás não há disto na acção humana e muito menos,nas suas capacidades.A inteligência é ilimitada.E todos a temos.É só desenvolvê-la.E pô-la ao serviço do nosso bem estar.

As pessoas são cultas(aquelas que são)mas frias,distantes.Há, infelizmente muitas assim.Ás vezes fico um pouco aflita.Sabem,mas não reflectem.Não foram formadas para pensarem verdadeiramente...mas para repetirem informação.Preocupo-me com os jovens e crianças que são educados assim...

Quanto ao sentir-me livre...sim sinto-me.Procuro melhorar todos os dias.E esforço-me por fazê-lo de forma pacífica e sem magoar ninguém.Também já me libertei de muitos preconceitos.Para trás com eles,que só nos perturbam e sufocam.Tenho as minhas medidas,mas sou eu que as imponha.Nunca terceiros.

Relativamente ao filme "Tróia",gostei,porque foi feito para eu gostar.Adoro épicos.São grandiosos.Aquiles é um homem de "sonho".Gosto de homens que são corajosos e lutadores.Invensíveis.Cruéis,mas piedosos.Fortes e frágeis.Guerreiros,mas humildes.Que saiba viver os vários estágios da Alma.Que seja líder.E que "enverguem uma armadura feita por Hefestos" e um "escudo"fora de série.(escudo de Aquiles).

No que concerne aos livros históricos,para serem bons,devem basear-se na realidade e assentar numa investigação prévia.Deve-se ir às fontes,para escrevê-lo.Deve ser escrito de uma forma imparcial,com uma escrita simples,para que a mensagem seja compreendida e não sature o leitor.Deve ser o mais fiel possível à realidade e ter carácter informativo.Quando assim é,não leio....DEVORO.

Misticismo : é difícil defini-lo,pois no oriente é visto de uma maneira,no ocidente é de outra.Para mim,o que é importante é a minha relação pessoal e directa com Deus,com o Transcendente...Não necessito de intermediários,dogmas...para me sentir unida com Ele,com a Natureza.Esta é a manifestação mais sublime Dele.

Joana D,Arac era "medium".Foi condenada por ser diferente.Tinha uma excelente relação com Deus.E foi uma líder...no campo de batalha.

Bento? Qual? O actual Papa? Ou o que canonizou Joana?

Dalai Lama...Mística Oriental.Fusão total com o Espírito Cósmico.

Aga Khan...dedicação a causas humanitárias.Ênfase à fé espiritual,tolerância,compaixão...

A experiência Mística é a maneira como se entra em contacto com o Divino.E há inúmeras formas de se entrar em contacto.Cada um manifesta-se com a forma que mais se identifica.

Se sou Mística? Não sei.Ou talvez saiba.Não me compete dizê-lo.Sou de acção.Mas para isso necessito de contemplar...meditar...reflectir...amo a Natureza...desde o ser mais complexo ao mais "simples e insignificante" (não aos meus olhos,claro)...adoro velas(fogo)e tudo muito simples´...na forma de estar e ver.

Oxalá que me tenha feito entender.

Bj d
d

Anônimo disse...

interessante discussão, li apenas uns tópicos , q a hora vai tardia e amanhã há + que fazer...

mas achei interessante o texto q postaste; virei ler com mais calma.

bons sonhos , que eu não os costumo ter - nem bons nem maus, que me lembre.

o alquimista disse...

Olá querida amiga, desculpa a ausência mas estive hospitalizado...sabe bem reencontrar-te na luz do teu girassol...


doce beijo

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

O texto é bastante profundo. Penso mesmo que o autor brinca com as palavras fazendo-as bailar em nossas refleccoes. Mas discordos em muitas posicoes q o autor colocou. Talvez exatamente querendo fazer refletir quem lêsse.
Mas tenho que concordar com as perguntas sábias que o António Rosa fez sobre o texto.

Um grande abraco Georgia Aegerter

venus disse...

olá
augusto cury presenteia-nos com verdades incontestáveis...
aconselho a leitura da Saga de um Pensador e de Nunca desistas dos teus sonhos (do mesmo autor)...
livros repletos de magia e de saberes.
beijos

cacharel disse...

Lindo este texto.
Gratificante este teu cantinho.
Para reflectir mais um pouco sobre nós e sobre tudo o que "gira" à nossa volta...

Um excelente feriado.

Jinho perfumado*