setembro 08, 2009

PRINCESA DESALENTO


Princesa Desalento

Minh'alma é a Princesa Desalento,
Como um Poeta lhe chamou, um dia.
É revoltada, trágica, sombria,
Como galopes infernais de vento!

É frágil como o sonho dum momento,
Soturna como preces d'agonia,
Vive do riso duma boca fria!
Minh'alma é a Princesa Desalento…

Altas horas da noite ela vagueia…
E ao luar suavíssimo, que anseia,
Põe-se a falar de tanta coisa morta!

O luar ouve a minh'alma, ajoelhado,
E vai traçar, fantástico e gelado,
A sombra duma cruz à tua porta…

(Florbela Espanca, «Livro de Soror Saudade», in «Poesia Completa»)

E assim é...

12 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Ela que fosse minha vizinha e que se metesse a altas horas da noite a falar de coisas mortas que eu dizia-lhe...

poetaeusou . . . disse...

*
é frágil
como o sonho dum momento…
,
Grito o teu nome numa sede estranha,
Como se fosse, amor, toda a frescura
Das cristalinas águas da montanha!

in-Florbela Espanca
,
búzios sonantes, deixo,
,
*

Dreamaster disse...

Epa poema digno de um ambiente gotico.

Espero q não te sintas realmente assim.

Olha passa lá pelo meu cantiho q eu mudo-te as ideias he he he ;)


Bom fim de semana e...


Um beijinho fresco e carinhoso pra menina doce :)
D.

GarçaReal disse...

Um soneto de extrema beleza como só Florbela escrevia....

Belo

Bjgrande do Lago

Gostei da musica

:):):)

Luis Ferreira disse...

Excelentes momentos... excelente poema...

Mergulhei nas palavras e senti o perfume do sentimento... Parabens

Deixo também um convite

O autor Luis Ferreira, e a editora Temas Originais têm o prazer de o/a convidar a estar presente na sessão de lançamento do livro “Sentir as palavras”, a ter lugar na sala Green Room do Freeport - Alcochete, no próximo dia 26 de Setembro, pelas 17:00.

O autor e a obra serão apresentados pela Dr.ª Carmo Miranda Machado

O lançamento terá a presença do Trio Opus Musique e da SamariTuna - Tuna Feminina da Universidade Lusófona.

Dreamaster disse...

Venho desejar um bom fim de semana pra menina desaparecida e boa reflexão he eh he ;)


Bjs
D.

Dreamaster disse...

ESta preguicite tem de acabar!


ai ai ai


Um doce fim de semana.


Bejus
D.

poetaeusou . . . disse...

*
por onde anda
esta menina ?
,
conchinhas,
,
*

pico minha ilha disse...

Como tão bem fazia Florbela.Então não vens por aqui?

Beijinho onde que que estejas

Eärwen disse...

Florbela...são divinos seus escritos! Obrigado Amiga do Fogo pela partilha.
“Nesta visita peço desculpas pelo silêncio das pérolas
Mas era preciso que assim fosse, para poder florescer a primavera
Meu carinho em nada mudou e voltando agora estou
Deixo aqui, como sempre, minhas pérolas de carinho que refletem a luz do que sou.”
Eärwen

GarçaReal disse...

Um voo para desejar um bom domingo

Quando temos aqui novo post?

Está a fazer falta.......

bjgrande do lago

:)

Dreamaster disse...

Apareces mas continuas desaparecida. Falas mas não te vejo falar.

Andas fugidas mas não sei porquê.

Por onde meu doce amor?!

Ah hoje sinto-me com os astral em alta.

NP: all over the nations the tunes come alive \m/


Bejitos doces
D.