julho 18, 2010

AMOR DE SONHO

Em tempos que já lá vão, Al Raman,descendente do Romano,por via materna e de um muçulmano,por via paterna,habitava uma propriedade, a qual confinava com o rio Guadiana, na região de Alcoutim, embelezada por um pomar cheio de laranjeiras,limoeiros,algumas alfarrobeiras e amendoeiras.Tinha um grande apreço por tudo aquilo que cultivava, utilizando as técnicas que seus antepassados trouxeram para a Península Ibérica. Adorava cavalos, possuindo alguns para criação que, posteriormente, negociava na feira de Mértola, juntamente com os produtos agrícolas que a mãe terra lhe presenteava, entre outros artefactos.
Foi aqui, que um dia, os seus olhos poisaram na bela Ba, filha que Almeidin, um mineiro de Aljustrel, que extraía das minas, as mais belas pirites, tão luminosas como os olhos de sua filha. No final do dia Al Raman regressou ao seu lar, descendo o rio num barco que pertencia a mercadores descendentes de Cartagineses e, desde aí, a imagem de Ba, atormentava-lhe o coração.
Um dia, decidiu ir a Aljustrel, cruzando as planícies com o seu cavalo branco, um puro sangue árabe, que lhe tinha sido oferecido por seu avô, quando tinha atingido a maioridade. Como povoação pequena que era, logo encontrou os Almeidin, sendo muito bem recebido pelo irmão de Ba, um artesão conceituado, convidando-o a pernoitar em sua casa. Aqui, durante o serão, enquanto jogavam xadrez e se deliciavam com chá de menta, Al Raman confessou o seu amor por Ba, pedindo-a em casamento. Depois de tudo acordado e feito a cerimónia, onde esteve presente toda a comunidade, o jovem casal feliz,regressou às margens do Guadiana.
Al Raman embelezou a casa, caiando-a de um branco imaculado, para que Ba se sentisse confortável e esta decorou-a com belas almofadas cravejadas de cintilantes predras e tapeçarias diversas, feitas por si, ofício que tinha aprendido com a sua avó, desde menina. Al Raman mimava-a com intenso carinho e sabedoria...

Um dia, tive a oportunidade de visitar o local. Fui ao que restava do pressuposto pomar, beijado pelas águas cristalinas do Guadiana, deitei-me sobre uma rocha semi-inclinada, que me dava uma panorâmica do céu estrelado e do luar que repousava nas águas do poço. Adormeci e levantei-me, reparando que o meu corpo repousava sobre a rocha e ,à minha frente ,presenciava dois vultos envoltos em luz. Aproximando-me, reparei que era um casal que aninhava as suas mãos um no outro e sorriam.Perguntei quem eram... sorriram e apontaram para os seus corações. Tudo se desvaneceu ao acordar,mas ainda conseguia sentir a brisa fresca do rio que cintilava na minha face ,ao som do alaúde que Ba Almeidim, adorava tocar, enquanto declamava ao seu jovem esposo, poemas se amor tecidos por si ...

O Poema de Ba aqui-http://amagiaeofogo.blogspot.com/
Música-Nancy Ajram-Lawn Ayounak

54 comentários:

ISA disse...

Belas melodias, mas será que existiu ou existe um amor assim??? Talvez !!!???

"O amor de sonho" aqui falado, esse sim, é que é um retrato triste e, diz respeito aos nossos produtos agricolas, que antigamente eram dos melhores e agora é quase tudo de fora, saudades fica a recordação dos bons tempos de outrora ....

São disse...

Olhando o vídeo, que é muito bem feito , pergunto(-me): como é que uma tão grande felicidade pode, por vezes, acabar em tanta agressão e dor?!

Boa semana.

GarçaReal disse...

E porque é envolvente este romance

E porque me é tremendamente familiar, a mim, , a ti, e talvez a quem mais....

Que aquele garboso cavaleiro prevaleça mergulhado na luz e no entrelaçar de corações...

Belo....ADOREI

Claro...:)

Noite linda para ti

Bjgrande do Lago

Paulo disse...

Olá Meu Doce Amor ^^

E se o amor fosse sempre assim, a mais bela recordação de cada ser, a mais bonita meta de cada alma, a união em um de dois espiritos harmoniosos? Imagina que mundo perfeito que era.

Linda história que partilhaste aqui :)

beijinhos e boa semana ^_^

MEU DOCE AMOR disse...

Isa:

Acho que é possível um amor assim.Este amor é baseado na realidade, embora ficcionado,como é evidente.Mas existe muita coisa verdadeira...até os nomes estão muito próximos.

Foi um amor que foi amor...

Foi e acho que continua...onde eles estiverem,pois já partiram

Beijinho doce e obrigada pela vista:)

"Amar é saborear nos braços de um ente querido a porção de céu que Deus depôs na carne"
Fonte: "A Lenda dos Séculos"
Autor: Hugo , Victor

MEU DOCE AMOR disse...

São:

Sim ,muitas vezes acaba da forma como dizes.Talvez porque ainda somos muito primitivos a amar?

"O prazer do amor é amar e sentirmo-nos mais felizes pela paixão que sentimos do que pela que inspiramos"
Autor: La Rochefoucauld,François

"O mal nunca está no amor"
Fonte: "Sinfonia Pastoral"
Autor: Gide , André

Beijinho doce e obrigada pela visita:)

MEU DOCE AMOR disse...

Garça Real:

Que permaneçam...

Ainda bem que gostaste:)

Beijinho doce e obrigada pela visita

MEU DOCE AMOR disse...

Paulo:

É verdade.Um mundo perfeito.Mas já é bom que no "nosso mundo" haja lugar para muitos pensamentos como o teu.A perfeição faz-se por etapas...degrau a degrau...e há que entender cada passo que se dá.

Beijinho doce e obrigada pela visita:)

"O amor, tal como existe na sociedade, não passa da troca de duas fantasias e do contacto de duas epidermes "
Autor: Chamfort , Sébastien-Roch

:.tossan® disse...

Gostei dos sonhos, do texto, da música, da dança...Tudo. Sonhei!

Rafeiro Perfumado disse...

Grande macho, fala com o pai mesmo antes de saber o que a tipa sentia por ele...

Rafeiro Perfumado disse...

Grande macho, fala com o pai mesmo antes de saber o que a tipa sentia por ele...

poetaeusou . . . disse...

*
adorei, amiga,
memórias de quem ?
adivinho uma resposta . . .
,
Ba,
dos hinos e das árias,
efeminando as trovas !
,
sonhos de amor,
de canela cravejados,
ficam,
,
*

José disse...

Olá meu Doce Amor!

Muito bonito o texto, e o vídeo, um jovem rico e encima dum cavalo branco, é o tal príncipe encantado que toda a mulher almeja. daí ele não ter falado com a tipa,antes de falar com o pai, como diz o Rafeiro Perfumado.
Ainda hoje eles não falam com elas, falam sim com o vendedor.
Desde Vila Real de S.António até
até Mértola ainda se vêm por ali muitos sinais dessa família.

um beijinho,
José.

MEU DOCE AMOR disse...

Tossan:

Obrigada pela tua sensibilidade.

"Ser amado é consumir-se na chama. Amar, é luzir com uma luz inesgotável. Ser amado é passar; amar é durar"
Fonte: "Cadernos de Malte Laurids Brigge"
Autor: Rilke , Rainer

Beijinho doce e obrigada pela visita:)

MEU DOCE AMOR disse...

Rafeiro Perfumado:

Enganas-te redondamente.Na verdadeira história,não se passou assim.Ela teve entraves no desenrolar do seu amor, mas foi forte e fez frente.Até deserdada foi.O resto é ficção.Uma história que faria as delicias do cinema e não só.

"O amor é a ocasião única de amadurecer, de tomar forma, de nos tornarmos um mundo para o ser amado. É uma alta exigência, uma ambição sem limites, que faz daquele que ama um eleito solicitado pelos mais vastos horizontes"
Fonte: "Cartas a um Poeta"
Autor: Rilke , Rainer

Beijo doce e obrigada pela visita

MEU DOCE AMOR disse...

PoetaEuSou:

Memórias dos avós paternos.Uma história bela e cheia de romantismo.Como alguns amigos aqui dizem..."falou com o pai primeiro":)))

Não falou.Quando descobriram foi uma problema.Mas a vontade de amar quem se ama mesmo...venceu.

Beijinho doce e obrigada pela visita:)

MEU DOCE AMOR disse...

José:

Enganas-te, tal como O Rafeiro Perfumado.Hoje poucos homens existem assim.O cavalo branco é ficção.Mas era sim cavaleiro.Um excelente cavaleiro.Quanto a Ba, foi ela que teimou com o amor que os unia, ao dar caminho aberto com os seus olhos e sorriso.Amor platónico...sabes?Hoje já não há disso.
O pai foi o último a saber assim como toda a gente.Destes amores,já não existem.Uma porcaria, sem sal e então pimenta...nem vê-la!Já nem falo das rosas oferecidas.
Não me queixo.felizmente.Mas observo muito e vejo descontentamento por muitos lugares e frustrações.

Quanto a ser de Vila Real de Santo António até Mértola...não sei.Não entendi.Talvez se me explicasses melhor, entenderia.

"Só o amor e a arte tornam a existência tolerável"
Fonte: "A Servidão Humana"
Autor: Maugham , William

E amor com arte... :)))

Beijinho doce, obrigada pela tua visita e espero a resposta:)

José disse...

Olá Meu doce amor!
Eu sou do Sotavento Algarvio, e conhece o Guadiana desde a foz até à sua nascente,e todos os anos sub o Guadiana, de Vila Real de S. António até Quase Mértola pelo menos duas vezes,e na margem direita do rio Vila Real, Castro Marim,Alcoutim,e Mértola, existem muitos vestígios Árabes, e nas Feiras Medievais,ainda hoje uma grande parte dos feirantes, são do Norte de África.
Era isto que eu queria dizer.

beijinho doce,
José.

gaivota disse...

saudadesssssssss
outros tempos, é verdade, mas deixa uma lagrinazita escorrer na saudade!
beijinhos

MEU DOCE AMOR disse...

José:

Assim já entendo melhor,pois não estava a enquadrar a resposta.E não sabia que havia assim tantos feirantes,por esses lados, do Norte de África.Mais uma coisa que aprendo contigo.Muito bom esta partilha.Assim são os blogs.

Obrigada pela informação.Um dia hei-de lá voltar e subir o Guadiana como fazes.Andei por lá,naveguei um pouco no rio,mas soube-me a pouco.

Beijinho doce esperando sempre o teu retorno a este cantinho:))

MEU DOCE AMOR disse...

Gaivota:

Outros tempos sim.

"Quando se gosta da vida, gosta-se do passado, porque ele é o presente tal como sobreviveu na memória humana "
Autor: Yourcenar , Marguerite

Beijinho doce e obrigada pela visita:))

Fabricante de Sonhos disse...

Que liiiiiiiiindo este post!
Um sonho de texto...
Um amor de poesia!

Encantada!

Sempre um prazer te ler!

Um beijo com carinho...
Milla

La Gata Coqueta disse...

Una poesia donde hay un canto poetico al amor y a los que lo rodean, una pareja con sueños de alambre que quiza algun día consigan sus verdaderos propositos...

La música es un sueño hecho realidad, me apasiona.

Gracias por acercarme tan divinas palabras compuesstas en frases de ensueños...

Te quiere

María del Carmen

La Gata Coqueta disse...

Vivir ilusionado
que bella locura

vivir sin ilusión
que atroz locura

despedirte la semana
que bendita locura

reunión y descanso
que sensata locura

caracolas y delfines
que armónica locura

seguir tus pasos
que acertada locura

María del Carmen

Lilazdavioleta disse...

Outros tempos sim , mas infelizmente .
Antes não existiam tantos " outros " amores . Via-se e ouvia-se , mais , todos os seres que nos presenteavam , amorosamente, Vida .

Bela imagem .

Beijo grande

A.S. disse...

Um doce amor de sonho... ou um sonho doce de amor?
Qualquer das formas são doces caricias sonhadas no fascinio da noite!


BeijOOO
AL

MEU DOCE AMOR disse...

Fabricante de Sonhos:

Texto de sonho...gostaste da poesia?Fico contente:)

"Sem dúvida o sonho é para o espírito o que o sono é para o corpo "
Fonte: "Diários"
Autor: Hebbel , Christian

Obrigada pela tua visita.Também gosto de te ler:)

MEU DOCE AMOR disse...

La Gata Coqueta:

Frases de los sueños, que sólo es posible debido a todos los que vienen aquí para leer.
Agradezco tus poemas, que son una delicia.

Por tanto, basta soñar ...

"La muerte del sueño es matarmo nosotros. Es agobiante nuestra alma. El sueño es que realmente nuestro, de nuestra impenetrable y inexpugnabilidad"
Fuente: El libro del desasosiego "
Autor: Pessoa, Fernando

Dulce beso y gracias por sus visitas:)

MEU DOCE AMOR disse...

LilazdaVioleta:

"Outros" amores...serão mesmo amores?Não sei,pois tenho as minhas dúvidas, na maioria das situações.

Hoje presenteiam-nos de Vida aqueles que verdadeiramente são fiéis ao Amor.

"O verdadeiro amor é como a aparição dos espíritos: toda a gente fala dele, mas poucos o viram"
Autor: La Rochefoucauld , François

Beijinho doce e obrigada pela visita:)

MEU DOCE AMOR disse...

A.S:

Um doce amor de sonho, em que o sonho doce de amor é uma constante,envolto em doces carícias sonhadas no fascínio da noite...

"Toda a atracção é recíproca"( ? )
Fonte: "As Afinidades Electivas"
Autor: Goethe , Johann

Beijinho doce e obigada pela visita:)

Valquíria Calado disse...

Em qualquer epoca o amor é e sempre será tudo na vida das pessoas, amo amar o sonho dele amar. bjos de mil e uma noites de sonhos, fds se muitas alegrias.

segredo disse...

E um amor assim será ou é um amor perfeito e profundo.

Beijinho de lua*.*

Rafeiro Perfumado disse...

Continuo a achar que primeiro ele deveria ter mandado umas prendas, feito umas serenatas, só depois é qie começava o "namoro" ao pai. E eu só posso comentar o que leio, cara amiga, à tua imaginação não tenho acesso! ;)

Beijocas!

Rafeiro Perfumado disse...

E eu estou numa fase muito calminha, nem queiras saber o que eu escrevo quanto me sinto violento! :D

A.S. disse...

Venho reler-te, rever-te... e deixar um beijo!

AL

José disse...

Gostava de ver teu rosto
mas vejo que não pode ser
do teu jeito eu tanto gosto
e da tua maneira de escrever

Arranjas sempre resposta
com um poema ou com um texto
coisas que a gente gosta
como o que hoje escreveste

Beijinho,
José.

MEU DOCE AMOR disse...

Valvesta:

O amor é o caminho...tornar o nosso coração doce ,equilibrado,sem angústias...

" Quando nos sentimos dispostos a amar queremos que nos amem, sem pensar que essa exigência afasta o génio do amor"
Fonte: "Correspondência de Goethe Com uma Criança"
Autor: Brentano , Bettina

Beijinho doce e obrigada pela visita:)

Nilson Barcelli disse...

Há amores que são maiores que os que o sentem...
Bonito conto/romance, talvez lenda...
Querida amiga, boa semana.
Beijos.

MEU DOCE AMOR disse...

Segredo:

Foi, é,será...um amor perfeito e profundo.Amor perfeito dentro das limitações dos seres humanos,naturalmente.Penso que um exemplo,sem dúvida.

"É tão absurdo dizer que um homem não pode amar a mesma mulher toda a vida, quanto dizer que um violinista precisa de diversos violinos para tocar a mesma música
Autor: Balzac , Honoré de


Beijinho doce e obrigada pela tua querida visita:)

MEU DOCE AMOR disse...

Rafeiro Perfumado:

Pelas informações que tenho, mandou prendas e fez serenatas.Colocava todos os dias uma lor na janela dela.Fazia belos poemas,também.Quanto ao pai, tentou,mas não deu.Como tal a decisão foi única.Ela foi corajosa e ele também.Prevaleceu a vontade deles e o resto foram cantigas...etc...

Um belo romance digno de um filme...

Beijinho doce e obrigada pela tua visita:)

MEU DOCE AMOR disse...

Rafeiro Perfumado:

Faço ideia...quando estás violento ehehe!!!Gosto do que escreves e como o fazes.És muito divertido e um bom amigo,sem dúvida.Rio-me muito contigo e isso é bom e saudável.Obrigada:)

Beijinho,ou melhor beijo,sem inho... :)

MEU DOCE AMOR disse...

A.S:

Obrigada.Fico muito feliz.Gosto de todas as visitas.Também sei que nem sempre estamos disponíveis como gostaríamos de estar, para visitar sempre os nossos amigos.Mas deixar um cumprimento, é sem dúvida muito bom.Muito obrigada:)

Beijinho doce:)

MEU DOCE AMOR disse...

José:

Mas dá para ver.Vês os olhos, que acho que é o mais expressivo que todos temos, ou melhor, o olhar.

Também gosto muito das tuas simáticas palavras.São muito queridas e gosto que não te esqueças deste cantinho.

Deixo-te umas palavras que achei muito bonitas...

"O amor, que vem procurado como sensação necessária à felicidade da vida, perde dois terços da sua embriagante doçura; porém, o amor inesperado, impetuoso e fulminante, esse é um abrir-se o céu a verter no peito do homem todas as delícias puras que não correm perigos de empestarem-se em contacto com as da terra"
Autor: Castelo Branco , Camilo

Beijinho doce e obrigada pela visita:)

MEU DOCE AMOR disse...

Nilson Barcelli:

Concordo contigo.É preciso saber amar? Acho que afinal todos amamos...bem lá no fundo do coração.Agora acho que o problemas reside mais, na forma como demonstramos o amor.Vejo muita gente com grandes dificuldades em demonstrá-lo.Há que abrir o coração e deixá-lo falar...digo eu!

"O último amor que desampara o homem é o combinado com o orgulho"
Autor: Castelo Branco , Camilo

É uma espécie de conto baseado na realidade...eles existiram,as terras também,o amor também,os cavalos,o alindar a casa e não só...mas ficcionei a história no tempo,claro.

Beijinho doce e obrigada pela visita:)

José disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
A.S. disse...

Diz-me onde moram os teus sonhos!

BeijOOO
AL

Pensador disse...

Linda história!
Que todos os amores pudessem ser verdadeiros e eternos assim...
Beijos!

MEU DOCE AMOR disse...

La gata Coqueta:

Hola

Gracias por su palavras.Deixo un breve texto:

"La verdadera amistad

Sea tarde para hacer amigos y tener una amistad constante. Lo más cerca que usted elige no son los únicos que pueden hacerte feliz, pero la gente mayor beneficio, no que hablen lo que es agradable, pero lo que es debido, no que halagador, pero decir la verdad. Si te acostumbras a ella para abrir sus oídos a los halagos y compazeres nunca oír la verdad. "

Juan Luis Vives, en "Introducción a la Sabiduría"

Dulce beso:)

MEU DOCE AMOR disse...

Comentário Excluido:

Obrigada pela pssagem ehehe!!!

Beijinho doce:)

MEU DOCE AMOR disse...

Pensador:

Pois.Os tempos são outros.Encontrei um texto interssante deixando partes dele:

"...Eu quero fazer o elogio do amor puro, do amor cego, do amor estúpido, do amor doente, do único amor verdadeiro que há,estou farto de conversas, farto de compreensões, farto de conveniências de serviço.
Nunca vi namorados tão embrutecidos, tão cobardes e tão comodistas como os de hoje. Incapazes de um gesto largo, de correr um risco, de um rasgo de ousadia, são uma raça de telefoneiros e capangas de cantina, malta do "tá bem, tudo bem", tomadores de bicas, alcançadores de compromissos, bananóides, borra-botas, matadores do romance, romanticidas. Já ninguém se apaixona? Já ninguém aceita a paixão pura, a saudade sem fim, a tristeza, o desequilíbrio, o medo, o custo, o amor, a doença que é como um cancro a comer-nos o coração e que nos canta no peito ao mesmo tempo?

(...)Odeio os novos casalinhos. Para onde quer que se olhe, já não se vê romance, gritaria, maluquice, facada, abraços, flores. O amor fechou a loja. Foi trespassada ao pessoal da pantufa e da serenidade. Amor é amor. É essa beleza. É esse perigo. O nosso amor não é para nos compreender, não é para nos ajudar, não é para nos fazer felizes. Tanto pode como não pode. Tanto faz. É uma questão de azar.

(...)É sinal de amor puro não se perceber, amar e não se ter, querer e não guardar a esperança, doer sem ficar magoado,viver sozinho, triste, mas mais acompanhado de quem vive feliz. Não se pode ceder. Não se pode resistir. A vida é uma coisa, o amor é outra. A vida dura a Vida inteira, o amor não.
Só um mundo de amor pode durar a vida inteira. E valê-la também.

Miguel Esteves Cardoso, in 'Jornal Expresso'

Beijinho doce e obrigada pela tua visitnha:)

MEU DOCE AMOR disse...

A.S:

Moram em mim e em tudo o que me rodeia...também olho muito para o céu...

"Quando o chefe da alma é o poeta, verdadeiramente poeta, não encarcera a razão, mas condu-la consigo para cima, ao céu em que até o silogismo se torna fogo. Quando o vitorioso é o santo, até o ladrão, sob a forma de arrependimento, é elevado ao paraíso. E os espectos, tornados participantes da luz, não têm motivo para recorrer às fantasias nocturnas para se iludirem de que vivem. A vida não é sonho, mas a urdidura dos sonhos pode iluminar e embelezar a trama da vida."

Giovanni Papini, in 'Relatório Sobre os Homens'

Beijinho doce e obrigada pela tua passagem, mais uma vez:)

La Gata Coqueta disse...

Sobre el hombro
llevo un pesado equipaje
tejido con los hilos de la fantasía
del color de las estrellas
que me han ido hipnotizado

su interior esta vestido
con el glamour
de las sedas carmesí
bordadas con las plumas
de la libertad del pensamiento

hoy me acerco
y en silencio te invito
a que te saluden
los trémulos lirios
de las altas colinas

ellos en mi nombre
y en el suyo propio
te felicitarán
el presente fin de semana
entre calurosos aplausos

y las densas pestañas
que con sublime
candor te miman,
se sentirán desvalidas
al recibir el suspiro del viento
como despedida.

María del Carmen

MEU DOCE AMOR disse...

La Gata Coqueta:

Hola:

Gracias por su pasaje, siempre con la verdadera belleza, las hermosas palabras que salir de aquí.

Para ti ...

"La Belleza es Necesario

En este hermoso mundo que se necesita. Hay muy pocos papeles tan importantes como la de ser encantador. ¡Qué desesperación en el bosque, si estaba el colibrí! Exhale alegría, la buena fortuna irradian, tienen la mitad de las cosas una transmutación sombra de la luz, será el destino de oro, la armonía, la bondad, la gracia, es el de alentar. La belleza sólo ser bueno para hacerlo bien. Hay criatura que ha fascinado con ella la magia de todo lo que no rodea, a veces ni siquiera ella sabe, y es donde el prestigio es más potente, su presencia ilumina, calienta su contacto si pasa, te ves feliz si se detiene está muy feliz, contemplando que está vivo, es el amanecer con la figura humana, no hace nada, otra cosa que estar presente, y es suficiente para edenizar la casa de la familia, sale de cada poro en un paraíso, es una éxtasis que distribuye a los otros sin más trabajo respirar cerca de ellos. Tiene una sonrisa - nadie sabe por qué - que reduce el peso de la enorme cadena arrastró en común por todos los vivos, ¿a quién quieres que te diga? es divino. "

Víctor Hugo, en "Trabajadores del mar"

Dulce beso:)

La Gata Coqueta disse...

¡¡Gracias amiga!!

Por dedicarme tan bellas palabras acompañadas por el carisma de la pluma de Victor Hugo todo un icono de la belleza de las letras.

Hermoso y radiante sábado te desea esta que te aprecia...

María del Carmen