setembro 15, 2010

NO VENTRE DA MÃE

A preservação de tudo o que existe na Grande Mãe...

A pastilha elástica, que tantos adoram, apesar de ser doce, pode tornar-se num peso amargo para os passaritos que ,atraídos pelos vários odores e sabores dessa pasta pegajoza jogada nos caminhos e canteiros, a tomarão como alimento. Ao sentirem a pastilha presa nos bicos, tentam desesperadamente, retirá-la com ajuda das patinhas, o que se tornará muito difícil...acabando por serem vítimas da irresponsabilidade dos humanos, levando-os à morte por asfixia.


Vale a pena pensar um pouco sobre isto e consciencializar as pessoas a deitarem as patilhazinhas multicolores no caixote do lixo, embrulhando-as sempre num pequeno papel.Caso não o possam fazer, por não existirem caixotes, não custa guardar no bolso ou carteira, devidamente condicionada, até se encontar um para exercer esse dever cívico.

Vamos todos contribuir para que a mensagem toque os corações de todos...pois a vida é bem mais bela ao som melodioso dos nossos amiguinhos que palmilham o céu do nosso Planeta.

Música-Bosque II Relaxamento

http://leaosemselva.blogspot.com - activado-nova postagem... faz uma visitinha:)

38 comentários:

Paulo disse...

Olá Meu Doce Amor ^^

De vez em quando (acontece mais depois das refeições) masco uma pastilha, mas tenho por hábito coloca-la nos caixotes ou recepientes de lixo, não por causas dos passarinhos que nem imaginava que podiam sofrer por isso, mais por causa do incómodo e sujidade das pessoas pisarem-nas, não gosto que aconteça comigo.

Esporadicamente sem recepiente lá ia uma para o chão, mas este post veio me alertar que seres vivos podem vir a sofrer com isso, estarei atento, é uma questão de hábito e educação.

Beijinho fofo e grato pela dica *_*

Paulo disse...

ah e a música do Bosque está óptima, bem a condizer com o texto, só meio estranho eu ouvir tantos passarinhos a chilrear depois da meia-noite (hora daqui) LOL :)

ciao bella, baci per te

Valquíria Calado disse...

Que clima de paz, que gostoso, quanta ternura... quando não encontramos nos humanos.. olhemos a natureza, em sua exuberância e simplicidade, sempre tem amor, muito amor. beijos, linda noite.

poetaeusou . . . disse...

*
amiga
que apelativa ternura,
o teu post é um favo de mel !
,
sabes, aquando miúdo,
sabia de muitos ninhos,
mas só Torga, soube descreve-los :
,
Sei um ninho.
E o ninho tem um ovo.
E o ovo, redondinho,
Tem lá dentro um passarinho
Novo.
Mas escusam de me atentar:
Nem o tiro, nem o ensino.
Quero ser um bom menino
E guardar
Este segredo comigo.
E ter depois um amigo
Que faça o pino
A voar...
,
In-miguel torga
,
obrigado minha amiga,
conchinhas,
ficam
,
*

ISA disse...

É incrivel como uma coisita de nada pode fazer tanto mal a umas pobres aves, mas muitas vezes as pessoas não sabem (ou não se ralem) com o seu semelhante, ou mesmo com a vida animal, só quando tudo estiver em vias de extinção é que se há-de ouvir 1"grito" onde foi parar o N/ Planeta...

Eu pouco ou nada como pastilhas, muitas das vezes até ficam moles, mas sempre que como alguma, vai directa para o lixo embrulhda em papel.

Beijinhos

José disse...

Olá meu Doce Amor!
Que beleza de post, tudo se conjuga numa harmonia total, a água correndo,o chilrear dos passarinho, dá até vontade de ficar por aqui mais tempo.
Aqui numa escola segundaria bem perto de mim, e que os moços já são bastante crescidinhos,tem uns milhares de metros quadrados nos pátios, é difícil encontrar um centímetro, que não tenha uma pastilha apegada, fica aquela mancha negra, é uma vergonha!!!
No mar é com os plásticos, especialmente com os sacos, os peixes de maior dimensão metem as cabeças lá dentro, e acabam por morrer asfixiados.
Nunca é demais chamar atenção para estes problemas, parabéns pela postagem.

Um beijinho doce,
José.

Me permita disse...

Passei aqui para te deixar um beijo de outono, quase primavera... no hemisfério sul! Linda trilha sonora!

gota de vidro disse...

Sim, dói ver estas coisas que vão destruindo os animais que nos emprestam beleza à vida.

Também casos há relatados de sacos de plástico deixados ao abandono e que animais os comeram e acabaram por morrer.

Hás que consciensalizar não só as crianças mas também os adultos.

Bom post de alerta e a musica do bosque com chilreares está óptima

Bom final de dia

Bjitos da gota e até.... :)

MEU DOCE AMOR disse...

Paulo:

É verdade.Algum tempo atrás também não pensava que os pássaros se interessassem pelas pastilhas.Mas é um fscto.O bico fica preso.Mesmo que não morram por asfixia, morrerão de fome, pois não conseguem abrir o biquito para comerem.É um horror.

Quando não há caixote do lixo, fica na crteira, ou até nos bolsos.Algumas vezes esqueço-me qque as tenho e, quando me lembro, já passaram uns dias.Deito-as no lixo, em casa.

Beijinho doce e obrigada:)

MEU DOCE AMOR disse...

Paulo:

É verdade.Algum tempo atrás também não pensava que os pássaros se interessassem pelas pastilhas.Mas é um fscto.O bico fica preso.Mesmo que não morram por asfixia, morrerão de fome, pois não conseguem abrir o biquito para comerem.É um horror.

Quando não há caixote do lixo, fica na crteira, ou até nos bolsos.Algumas vezes esqueço-me qque as tenho e, quando me lembro, já passaram uns dias.Deito-as no lixo, em casa.

Beijinho doce e obrigada:)

MEU DOCE AMOR disse...

Hanukká:

Também.A Natureza assim é.Nós também fazemos parte dela e encontramos amor em muita gente, sobretudo naqueles que sofrem ou já sofreram...

Beijinho doce e obrigada pela visita:)

MEU DOCE AMOR disse...

PoetaEuSou:

Linda a tua escolha, sem dúvida.Também sabia e ia ver.Mas só a ver.Não se deve tocar, pois a mãe não gosta muito.

Um ninho é um berço quente, afável e perfeito.Aqui nasce e se conserva a vida, que brevemente abraçará o céu com liberdade e beijará a luz do sol,perante o sorriso do Criadaor.Quem nasce num ninho sabe que Aquele o alimentará...

in "moi"

Beijinho doce e obrigada:)

MEU DOCE AMOR disse...

Isa:

Pode ser...quantos estão em vias de extinção...

Poucos se interessam pelo seu semelhante, como dizes.Talvez porque também não se importam verdadeiramente por elas próprias.
Outras vezes caem no extremo...tratam melhor os animais do que o seu semelhante, o que está errado.Cada um deve ser tratado com grande respeito,pois fazem parte de um Todo.No entanto, cada um deverá ter o seu lugar, não é?

Beijinho doce e obrigada pela visita:)

MEU DOCE AMOR disse...

José:

Pois é.Tens toda a razão.Essa das pastilhas no chão, encontra-se em muitos lugares.Mas há escolas em que isso não acontece, também.Tudo depende do trabalho que todos fazem com os alunos.Também se vê, grande esforço por parte das escolas em consciencializar os seus alunos para esses aspectos.Mas a família tem um papel fundamental e a sociedade em geral, pois os exemplos, muitas vezes deixam a desejar...

Quanto à poluição do mar...é de bradar...e dos rios, etc...

O grande reponsável por tudo isso é o "Homem", afinal o grande poluente!

E a caça?Faz sentido caçar-se hoje?
E a pesca desportiva?

Beijinho doce e obrigada pelo comentário e alerta sobre os peixes

MEU DOCE AMOR disse...

José:

Pois é.Tens toda a razão.Essa das pastilhas no chão, encontra-se em muitos lugares.Mas há escolas em que isso não acontece, também.Tudo depende do trabalho que todos fazem com os alunos.Também se vê, grande esforço por parte das escolas em consciencializar os seus alunos para esses aspectos.Mas a família tem um papel fundamental e a sociedade em geral, pois os exemplos, muitas vezes deixam a desejar...

Quanto à poluição do mar...é de bradar...e dos rios, etc...

O grande reponsável por tudo isso é o "Homem", afinal o grande poluente!

E a caça?Faz sentido caçar-se hoje?
E a pesca desportiva?

Beijinho doce e obrigada pelo comentário e alerta sobre os peixes

MEU DOCE AMOR disse...

José:

Pois é.Tens toda a razão.Essa das pastilhas no chão, encontra-se em muitos lugares.Mas há escolas em que isso não acontece, também.Tudo depende do trabalho que todos fazem com os alunos.Também se vê, grande esforço por parte das escolas em consciencializar os seus alunos para esses aspectos.Mas a família tem um papel fundamental e a sociedade em geral, pois os exemplos, muitas vezes deixam a desejar...

Quanto à poluição do mar...é de bradar...e dos rios, etc...

O grande reponsável por tudo isso é o "Homem", afinal o grande poluente!

E a caça?Faz sentido caçar-se hoje?
E a pesca desportiva?

Beijinho doce e obrigada pelo comentário e alerta sobre os peixes

MEU DOCE AMOR disse...

Me Permita:

Obrigada.

Beijinho de final de verão quase início de Outono...neste país "à beira mar plantado",observando o horizonte e o que está mais além...

Beijinho doce e obrigada:)

MEU DOCE AMOR disse...

Gota de Vidro:

Dói.Em como este milhares de casos, que me custa falar deles.

Beijinho doce e obrigada pela visita:) até:)

A.S. disse...

Quem não amar a beleza de um pássaro e a doçura da sua melodia, jamais será capaz de um grande amor!!!


BjO´ss
AL

Lilazdavioleta disse...

Olá Meu Doce Amor .

Interessante , pois há um tempo , fiz uma postagem acerca desta mesma preócupação .

Mas tudo que seja em prol da Mãe Natureza e seus componentes , nunca é demais .

E o vulgo pardal é um ser tão ternurento ...

Beijo grande

Lynce disse...

Tens aqui uma música espectacular...e auqnto ao texto, não lhe fica nada atrás.
Bom fim de semana
:)))

MEU DOCE AMOR disse...

A.S:

Também.Mas acho que consegue ser mais do que isso, não?

Afinal secalhar temos que amar o amor para podermos amar, não?

Digo eu, que hoje ando meia esquisita!

Beijinho doce:)

MEU DOCE AMOR disse...

LilazdaVioleta:

Não sabia que tinha feito um post assim, acho eu, que ando meia esquecida(deve ser cansaço cerebral, acho eu)

Claro que nunca é demais.Penso que há sempre forma de abrirmos as consciencias, e sobretudo prestando agradecimento por termos o que temos...ainda!


Beijinho doce :)

MEU DOCE AMOR disse...

Lynce:

Obrigada.Ainda bem que gostaste.

Não consigo entar no teu espaço.Tento várias vezes e nada!Vê lá o que se passa, ok?Depois diz qualquer coisa...

Beijinho doce:)

Pensador disse...

Ainda bem que não sou muito amigo de gomas, ou pastilhas, como as chama.
E, nas poucas vezes em que uso, sempre procuro embrulhar para jogar fora, também.
Sem querer, estava agindo certo...

MEU DOCE AMOR disse...

Pensador:

Ainda bem que assim é.Até por uma questão de civismo.É claro que outras coisas também devem ser guardadas e jogadas no lixo, como sacos de plático, papeis de rebuçados ,pauzinhos de gelado,garrafas vazias de água, etc...mas as pastilhas são más para os pássaros.

Beijinho doce:)

José disse...

Olá Meu Doce Amor!
Eu só tenho usado pastilhas quando ando de avião, uso especialmente quando o avião começa a descer, e sinto que me faz bem, ale-via aquela
pressão nos ouvidos e cabeça.

Quanto à poluição
tenho alguma preocupação
preocupe-me o sufeciente
para não poluir o ambiente

um beijinho doce,
José.

MEU DOCE AMOR disse...

Olá José:

Eu não.Faz muitos anos que não ando de avião.É caro e a vida não se proprciona para esses gastos, infelizmente.

Quanto ao ambiente, tudo deve ser feito.A preocupação não deve ser alguma, mas toda.

Beijinho doce e obrigada:)

gaivota disse...

é bem verdade, minha querida, tadinhos dos passarinhos que se sufocam e outros animais que podem igualmente ingerir as pastilhas e fazem sempre mal...
eu não gosto, não consumo, mas o meu neto de vez em quando lá as mastiga, mas deita no lixo, ou dá a-a a qualquer de nós para deitar no lixo, nunca no chão, nem nada!
um bom alerta que aqui deixas
beijinhos

São disse...

Muito atempado este alerta acerca dos riscos da pastilha, sabes? Por vexes, as pessoas nem sequer imaginam o perigo que se provoca a criaturinhas indefesas...

Um feliz semana, linda.

Dreamaster disse...

Olá Doce menina :)


O q eu teno notado é q com o agravar da crise as pessoas tem-se desleixado em quase tudo, na boa educação e nos bons modos. Só pensam nelas primeiro e os outros q se lixem. Logo o ambiente e a Natureza é coisa com q não se preocupam.

I'm Back ;)


Bejão
D.

MEU DOCE AMOR disse...

Gaivota:

É verdade.Não pensamos no que nos rodeia.Eu cá costumo comer pastilhas, mas poucas vezes.

Bejinho doce e obrigada pela visita:)

MEU DOCE AMOR disse...

São:

Estes e outros riscos.

Beijinho doce e obrigada peloa visita:)

MEU DOCE AMOR disse...

Dreamaster:

Por onde tens andado menino?Isto são horas de aqui vir?Ai,ai,aiii!!!

Não deixas de ter razão.Hoje cada um vive para si e de si.Pouca ou nebhuma União existe.Todos querem mandar, todos querem mostrar o seu valor,todos querem falar e poucos ouvem e passam à acção.

Penso que isto está a necessitar de viragem urgentemente...senão...se calhar começamos a pôr em causa a nossa sobrevivencia, não?

Beijinho doce e obrigada pela visita:)

José disse...

Olá meu Doce Amor!
Passei para ouvir o canto dos passarinhos, e deixar meus beijinhos.

boa noite

MEU DOCE AMOR disse...

Olá José:

Passa sim.Fico muito contente.Ouve os passarinhos,pois fazem bem à alma.

Beijinho doce e um bom fim de semana:)

São disse...

Te venho agradecer as ama´veis e belas palavras que me ofereceste.
Não te dous ainda parabéns, porque não se deve dar antes...mas desejo-te desde já um feliz dia e um risonho futuro ao pé de quem gostas.

Um abraço bem grande, linda.

MEU DOCE AMOR disse...

São:

Obrigada.Para ti toda a felicidade.

Já fiz:)))primeiro que tu!

Beijinho doce:)