outubro 17, 2006

CRIANÇAS : UM PRESENTE DE SONHO

Crianças e adolescentes que sofrem violência...vítimas do sistema social e das relações interpessoais. Hoje são agredidas...amanhã tornar-se-ão agressoras. Um facto que existe desde os tempos mais remotos da história da humanidade. No presente, é um aspecto complexo e infindável...

O lar aparece como o local mais privilegiado para a prática da agressão, não falando dos abusos sexuais praticados no ambiente familiar e que poucos chegam a público. Existe igualmente o abuso psicológico, abandono e negligência.
( Deidades que protegem as crianças)


Muitos são jogados para a rua!!! A sua vivência significa andar de mão dada, todos os dias, com a violência e a morte... estigmas dos futuros insurectos da sociedade.
A prostituição, a exploração do trabalho, a escravatura, o aborto...completam o quadro!!!

O que fazer?!

É difícil, mas não impossível. Prevenção da violência, participação da sociedade civil e de sectores governamentais...em conjugação com todo o trabalho desenvolvido pelas organizações não governamentais, que operam por esse mundo fora.


Qual o caminho?


"...quando a mão arrogante insiste em apoderar-se do outro, deixa de ser seda para se tornar garra, fracassando o encontro e abrindo-se para a incorporação (do outro). A singularidade é devorada. A possibilidade de diálogo desaparece. A ternura é substituida pela violência...ser ternos com o mundo e os objectos implica inverter o manejo, desistir de agarrar, exercitar o jogo do Colher e Soltar, sem querer nunca apoderar-se do outro".(Restrepo, 19993 in " El Saber de La Ternura").


MADRE TERESA DE CALCUTÁ

" O mundo que Deus nos deu é mais do que suficiente... para todos; existe riqueza mais do que sobra para todos. Só é questão de reparti-la bem, sem egoísmo. Não regeitarei uma criança. Encontrarei uns pais para elas.Ninguém tem o direito de matar um ser humano que vai nascer; nem o pai , nem a mãe, nem o estado, nem o médico. Ninguém... Se todo o dinheiro que se gasta para matar fosse gasto em fazer com que as pessoas vivessem, todos os seres humanos vivos viveriam muito bem e muito felizes...

As crianças são o melhor presente ... mas o homem no seu egoísmo, nem aprecia este dom."

Diz ainda Teresa de Calcutá:

"...vivíamos num tugúrio, nos arredores de Calcutá, na região mais miserável da cidade. Eu buscava alimento entre os desperdícios , não tínhamos nada, mas amava aquelas crianças e elas eram felizes, porque sabiam -se queridas. Sou mãe de milhares de crianças abandonadas.Tenho-as recolhido do lixo das ruas. Tenho-as recebido da polícia, dos hospitais onde foram rejeitadas palas mães. E vou levando-as para diante".

Os que Teresa conseguiu salvar...ficam com ela...com as suas seguidoras." A natureza foi cruel com elas, mas são FILHOS de DEUS e têm toda a necessidade de carinho! São os meus PREDILECTOS! "

(Retirado do livro "Madre Teresa de Calcutá", de Miguel Angel Veloso, Editora Quadrante, 1996 )



Este post é um comentário ao post "Filhas de Um Deus Menor"-O Alquimista- que retrata as crianças abandonadas e que vivem em condições degradantes.
Obrigada por te lembrares ...delas! Estas palavras pertencem-te.

Para ti com um beijinho
d

32 comentários:

o alquimista disse...

Para ti toda a ternura do mundo, a minha adniração por reconhecer-te como uma pessoa brilhante e de rara sensibilidade.Tens uma rara e elegante às vezes áspera forma de dizer humanidades, os teus conhecimentos sobre quase todos os assuntos conferem-te uma superior intelectualidade...e por tudo isso e por mais algumas outras coisas te admiro e é sempre com um sorriso que te recebo no meu espaço...

Doce beijo

Alexandra disse...

Falas-te de algo que me toca em especial.E fizeste de uma forma muito comovente. Sei que só uma pessoa não muda a história mas tenho uma enorme vontade de um dia dar um pontapé em tudo e dedicar-me a ajudar crianças como estas. Um dia faço isto, acho que morria mais feliz.

Um beijinho pelo texto e pela lembrança daqueles que tantas vezes são esquecidos.

BlueShell disse...

Entristece...mas temos de conhecer para poder intervir! Alguém tem de o fazer...nem que seja alertando para situações!

Um bom dia…
BShell}]}]}]}]}
}]}]}]}]}]}]}]}

Night disse...

É sempre bom chamar a atenção das pessoas para estes factos, infelizmente cada vez mais frequentes, parabens, beijinhos*

Miguel disse...

Haverá alguma coisa mais triste que o rosto de uma criança sem esperança e sem alegria?

Parabéns pelo tema!
L.

Anônimo disse...

Um tema tocante e que deveria ser um alerta em todos os corações.

Por vezes pergunto a mim própria: será possivel que muita "gente" teha sido criança, que não se tocam por aquilo que outras crianças sofrem?

Beijo

Sonhos e Devaneios disse...

minha querida, voce dia a dia se mostra como um ser de luz e de entendimento. Fico imensamente feliz em visita-la e encontrar assuntos da mais extrema importancia em toda nossa vida. Felizes daqueles que conseguem encontrar uma Madre Teresa em suas vidas...beijos e carinho joao

[[cleo]] disse...

Muito sério e comovente este texto!
É o mundo que temos...
Mas talvez ainda se esteja a tempo de mudar alguma coisa, bastava os senhores que governam o mundo, olharem para este problema da humanidade com olhos de ver! Se quiserem...ainda podem fazer muito!

Beijo soprado

Aluada disse...

Elas, essas crianças quase que só de nome ... merecem!
Obrigada por estas palavras sentidas!

O mundo em que vivemos é relamente muito injusto...

Alexandra disse...

Que se passa contigo?ainda não compras-te as boras? qualquer dia não há. Eu cá mal vejo se gosto têm de ir comigo senão corro o risco de já não haver...e umas botas sempre são umas botas. Os gajos não querem nada comigo moça.

Beijocas grandes e faz favor de escrever que eu já tenho saudades

OLHAR VAGABUNDO disse...

um post como só tu sabes fazer...
beijo vagabundo

Alexandra disse...

Tu tás mesmo apaixonada!!!!!

conta-me tudo

o alquimista disse...

Passei para te deixar um beijinho cheio de ternura

Alexandra disse...

Podiamos juntar os dois loucos!!!!!

Alexandra disse...

isto hoje é uma conversa pegada: vim dizer-te que eu gostava tanto de ter uns patins que quando li a tua história pensei: realmente ganda maluca tal qual eu!!!!!

Lua disse...

Vim retribui a tua visita e aproveitei para conhecer o teu blog, já li noutros blogs este "desafio" do alquimista... é um assunto a que ninguem fica indiferente, mas por vezes somos impotentes para mudar... bem hajam aqueles que mantêm a voz activa para que não se esqueça este flagelo!!

venus disse...

infelismente esse drama é actual. falamos que as crianças são o futuro, mas esquecemo-nos que são marginalizadas no presente. haverá pior som que o choro sofrido de uma criança? haverá pior imagem que o rosto maltratado por adultos sem escrupulos?
haverá pior crime que a exploração infantil?
fizeste bem em aderir ao apelo do Alquimista.
beijinhos

João JR disse...

Olá..é sempre um prazer passar por aqui, bem hajas tb por este post! Crianças são o melhor da vida, pena que nem todos pensemos asssim!
Beijinhos grandes e aparece!

Alexandra disse...

minha linda já corri tudo e post nada, estás mesmo daaaa será do amor????

beijos linda e bom fim de semana

Maresi@ disse...

Um post muito rico, cujo tema crianças ...deverá sser sempre debatido... As injustiças, a miseria as poucas condições e as carencias...Gostei do alerta.

Voltarei

Deixo beijo suave

Maresi@

aqui-há-gato disse...

Tá tudo dito no teu post.
Sendo assim que posso dizer eu?
No meio de tudo isto, a fome, sim a fome em pleno séc. XXI é que me deixa de rastos...
Como é possível humanidade?

Miau do gato

o alquimista disse...

PAssei para te deixar um beijinho

[[cleo]] disse...

Olá! Venho deixar-te um sorriso, nesta tarde chuvosa de Domingo.
Sim... as borboletas são místicas e acho que são portadoras de segredos!...

Beijo soprado

Bandida disse...

que deixem as crianças sonhar!...

___________

Abraço!

Louco Ode Sonhador disse...

Alegro-me por ter muitos a lutar ao lado das crianças, contra a violencia e doentes agressores, estou eu e muitos neste momento a elaborar um caderno especial no jornal cá da terrinha e de seguida está agendado com a rádio local tambem um debate alargado. Assim aos poucos vamos todos combatendo esta ignobil violêcia contra indefesos, e tornando-se mais tarde tambem eles parte do ciclo tornando-se agressores.
Abraço até um dia
Agur

Luna disse...

As crianças seres fão frageis que deveriam de ser protegidas, infelizmente não é isso que acontece
beijos

Joker disse...

Acredito nas nossas crianças!

Um Poema disse...

Cheguei aqui não sei muito bem como. Mas mergulhei neste artigo e reli-o. Não por dificuldade de entendimento mas porque o assunto é de tal relevância e a forma de apresentar a questão tão objectiva que senti necessidade de fazê-lo.
Este artigo é brilhante, bem à altura do tema "as crianças".
Um abraço

Embryotic SouL disse...

Venho agradcer as tuas palavras ternas no meu canto (como sempre). Sobre este post nada a acrescentar, pois, não há palavras descrever estas tristes realidades. Estou esperando um novo post...rsrs.

Um bj sentido

Caroline disse...

infelizmente são muito oportunas estas palavras... acontece por todo o lado... e nem sempre podemos fazer alguma coisa :(((

Beijinhos solidários

estrelinha disse...

se para nós é tão importante ver as nossa crianças felizes, aquele brilho no olhar, aquele sorriso... como podemos imaginar tanta tristeza, tanto sofrimento, tanta injustiça?
Acho que não podemos avaliar.
Quanto mais alerta todos estivermos melhor, mas sinto-me tão impotente...

Beijinhos emocionados

Bia disse...

Belo e profundo este teu post...
É triste pois fala de uma realidade que ás vezes eu fecho o meu olhar para não ver... obrigada porque li até ao fim... Eu nem consigo imaginar o que sentirão essas crianças e eu tenho uma filha, doi cá dentro ao ler este post...
Um beijinho e os mais sinceros parabéns tocaste num tema muito delicado.