novembro 05, 2006

TIA -AVÓ DE SONHO















E como as pessoas idosas são queridas...

Aqui vai uma pequena história,escrita por uma minha Tia-Avó,que viveu muitos anos em Moçambique.Adorava pintar,desenhar,trabalhos manuais e escrever histórias para os netos e sobrinhos netos.Todos nós éramos os protagonistas dessas belas histórias que ela criava com tanta doçura.Quando veio para Portugal,foi para um lar,por sua livre vontade...revolucionou aquele lugar...tenho presente os idosos a trabalhar todo o dia,criando coisas maravilhosas, sob a direcção da minha Tia.Avó! Vendiam tudo...e com o que prefaziam das vendas,divertiam-se: viagens, jantares,cinema,teatro,revistas no Parque Mayer...mostravam o que valiam.

A hiatória (adaptada) foi escrita há uns 45 anos.

"Lá longe,muito longe, havia uma linda cidade, governada por um Rei bom e generoso e adorado por todo o seu povo. Era novo e o seu maior divertimento era a caça.
O rei tinha um filho,ainda criança, que dizia sempre que queria ser caçador como o pai.Um dia vieram prevenir o Rei que o enorme Leopardo andava nas proximidades a fazer distúrbios.O Principe...tudo ouviu. Então pensou que era altura de mostrar a sua valentia...No palácio deram pela sua falta...O Rei lembra-se do Leopardo...Tem o pressentimento do que se passava...sai em busca do filho.
A noite aproximava-se e nem rastos do Z.... ,que é o nosso herói. ...Já bastante tarde e cansados de tanto andar,ouve-se um tiro.O pai corre como louco para o local de onde partiu o som. Encontra o filho estendido no chão e a seu lado, um corpolento Leopardo.Corre para ele e julga-lo sem vida, mas, oh! Deus! Ele está vivo! Apenas se encontrava desmaiado. O pai fê-lo beber um pouco de água ...
Então o Z... conta que se perdeu no caminho e, quando quiz voltar para casa, já não sabia...Foi quando ouviu barulho e se voltou, que a fera saltou sobre ele.Tinha a arma na sua frente que, ao embater no peito do animal, disparou-se ...E foi nessa altura que o Z... desmaiou.
Pegando no seu filho ao colo e bem junto do seu coração, assim entra com ele no palácio aonde é esperado com grandes aclamações de alegria. ...

in "As Histórias da Avó L...."

As aventuras do Z...,não ficam por aqui...as dele e as nossas.

Deparei que dentro do livro havia um desenho feito por outra minha Tia...um cão que surpreende doi gatos ao pé de uma porta.Está lindíssimo e cheio de expressividade. Foi feito com caneta de acetato.

As imagens foram retiradas da Net.

30 comentários:

Sonhos e Devaneios disse...

Historias que nos embalam e nos levam a viajar por mundos desconhecidos, sao estas que marcam nossas vidas....beijos joao

João JR disse...

Que enternecedor...já não tenho avós infelizmente!
Mas soube-me muito bem recordá-los aqui, especialmente a minha avó materna..que era uma senhora muito especial, de quem guardo belas e sábias palavras e momentos de vida! Curiosamente, era angolana..tal como eu!
Um beijo grande para ti e bem hajas por este maravilhoso post

BlueShell disse...

Lindíssimas histórias, plenas de ternura.
Bjs, BShell

OLHAR VAGABUNDO disse...

historias de vida lindas...
beijo vagabundo

kurika disse...

Histórias onde a sabedoria acumulada das experiências de vida sobressai com toda a ternura e carinho.

Um beijinho para a tua Tia Avó

Bjs para ti

Alexandra disse...

Espetáculo amigo. Fiquei deliciada. Adorei o post do Hallowen, só podia claro. E as saudades nem te conto, nos dias que não venho aqui sinto cá um vazio...e como sabes as minhas férias em grande!!!!!!mas aqui entre nós no Sabado lá veio mais uma malinha.............pronto pronto a partir de hoje. Com que então saquinho castanho novo e as botas??'as ditas botas??' e os amores como vão os amores????

beijos

[[cleo]] disse...

Há histórias que nos enchem a alma.
A minha avó também me contava algumas, que ainda hoje, quando as recordo, me fazem sorrir de emoção!...
Tal como esta o fará em ti.

Um beijinho meu e soprado

Bia disse...

São estas pequenas lembranças do nosso passado que nos ajudam a ver melhor o nosso presente, e é o carinho que te foi dado, os valores que te transmitiram que fizeram de ti a pessoa doce que és hoje, nota-se na tua escrita um grande sentido de justiça e de preocupação para com quem mais precisa. Nota-se o mel á distância.
um beijo grande

Anônimo disse...

um dia conto uma história.





abraço!
______________________

... disse...

Olha ... eu tinha uma avó que era "Domadora de araras" ... e que era uma Mulher Furacão ...
Mas essas histórias ... as dela, escrevi num livro que quero publicar por uma causa "Gôndola por África" ... já ouviste falar?

Vem até lá ...

Um beijo e sonha sempre

Embryotic SouL disse...

Lindíssima história que aqui nos presenteias,a ternura dos nossos avós, sem palavras,fizeste-me lembrar dos meus, e lembrar os seus conselhos de sabedoria...

Um bj sentido

Isabel disse...

Como eu gosto de te ler... tens uma sensibilidade diferente, especial.A minha avó foi a pessoa que mais me marcou na vida, já morreu mas o amor que lhe tenho permanecerá para a eternidade. Adoro hostórias como já deves ter percebido e ninguem melhor que os velhinhos as sabe contar, tive a sorte de contactar com muitos num lar de terceira idade onde ajudava a fazer muitas coisas. Os velhos são um mundo por desvendar, cheios de novos mundos, novos caminhos, novos mistérios.

Vem ao meu espaço tenho lá um agradecimento para ti e para todos que como tu me lêem.

Um beijinho.

Isabel

Klatuu o embuçado disse...

Ya, os velhos são uma moca! ;)

Joker disse...

Ouvir as histórias das pessoas mais velhas, faz-nos sentir pequenos e com tanto ainda para a aprender...

Gostei do texto, e das fotos...São tão ternurentas!

Olha, tenho o Bar Aberto...
Passa por lá!
Pode ser que encontres conversa agradável...

PAULO SANTOS disse...

Adorei!
Todo o post!
A imagem.. a homenagem...o sentimento!!!
Levou-me tambem numa longa viagem de recordaçao!!

Paulo

Alexandra disse...

miuda tás doida que não dás noticias???

beijocas

o alquimista disse...

Que lindo amiga...!Não tive praticamente família e emocionei-me com o teu post...acho que que não te consigo transmitir por palavras o que senti, e eu que estou convencido ter sempre opinião...


Doce beijo

Anônimo disse...

Sou uma avó "babada" de uma linda princesinha.
Estou ansiosa da hora de lhe poder contar histórias, tal como fiz ao seu papá.
Recordo com saudades esses belos momentos.

Bjs e bons momentos.

Alexandra disse...

bem ou este post muda ou temos molho!!!!!!!!!!!

beijocas

Isabel disse...

A história de Carlos em “Começar de Novo” tem continuação lá no meu sitiozinho.
Vem ler , gosto de te receber nesta minha casa.

Até breve.

Isabel

Alexandra disse...

mulher tu vives no munda da lua...é uma serie e o jack é o Kiefer Stherdland!!!!!as coisas que eu te ensino

beijos sua louca extra terreste

Alexandra disse...

botas novas né??????????

Anônimo disse...

Tambem é através das histórias que a minha avó me contava que a revivo, que a sinto novamente junto a mim, gostei muito.

Nuno

Alexandra disse...

beijos de vim de semana e boas discotecas!!!!!!!!!!miúdas gajas chavalas= dores de cabeça.

Coragem e diverte-te muito

Anônimo disse...

Que linda historia, lina como as pessoas antigas - Beijinho*

Anônimo disse...

Adorei, continua......

Serenidade disse...

Obrigada pela partilha desta belissima história.

Um beijo sereno.

Bia disse...

Passei só para te deixar um beijinho e desejar-te um bom fim de semana.

Libertyn n' us disse...

tens razão, sonhar é optimo

Vaguer disse...

Muito linda!