junho 08, 2010

O AMOR VISTO PELAS CRIANÇAS

A propósito de como as crianças vêem o Amor... achei muito bonito o mail que me enviaram.Provavelmente já o conhecem,mas nunca é demais deliciar-mo-nos com esta forma encantadora,simples e directa ....


-«Quando a minha avó ficou com artrite, não se podia dobrar para pintar as unhas dos dedos dos pés. Portanto o meu avô faz sempre isso por ela, mesmo quando apanhou, também, artrite nas mãos. Isso é o amor.»
-Rebeca, 8 anos «Quando alguém te ama, a maneira como pronuncia o teu nome é diferente. Tu sentes que o teu nome está seguro na boca dessa pessoa.»
-Billy, 4 anos «O amor é quando uma rapariga põe perfume e um rapaz põe colónia da barba e vão sair e se cheiram um ao outro.»
-Karl, 5 anos «O amor é quando vais comer fora e dás grande parte das tuas batatas fritas a alguém, sem a obrigares a darem-te das dele.»
-Chrissy, 6 anos «O amor é o que te faz sorrir quando estás cansado.»
-Terri, 4 anos «O amor é quando a minha mamã faz café ao meu papá e bebe um golinho antes de lho dar, para ter a certeza de que o sabor está bom.»
-Danny, 7 anos «O amor é estar sempre a dar beijinhos. E, depois, quando já estás cansado dos beijinhos, ainda queres estar ao pé daquela pessoa e falar com ela. O meu pai e a minha mãe são assim. Eles são um bocado nojentos quando se beijam.»
-Emily, 8 anos rsssssssssssssss «O amor é quando dizes a um rapaz que gostas da camisa dele e, depois, ele usa-a todos os dias.»
-Noelle, 7 anos «O amor é quando um velhinho e uma velhinha ainda são amigos, mesmo depois de se conhecerem muito bem.» (nem Sócrates, Descartes ou Freud diriam algo mais certo...)
-Tommy, 6 anos «A minha mãe ama-me mais do que ninguém. Não vês mais ninguém a dar-me beijinhos para dormir.»
-Clare, 6 anos «Amor é quando a mamã dá ao papá o melhor pedaço da galinha.»
-Elaine, 5 anos «Amor é quando a mamã vê o papá bem cheiroso e arranjadinho e diz que ele ainda é mais bonito do que o Robert Redford.»
-Chris, 7 anos «Amor é quando o teu cãozinho te lambe a cara toda, apesar de o teres deixado sozinho todo o dia.»
-Mary Ann, 4 anos tão querida «Quando amas alguém, as tuas pestanas andam para cima e para baixo e saem estrelinhas de ti.» (quanta arte!)
-Karen, 7 anos «Nunca devemos dizer 'Amo-te', a menos que seja mesmo verdade. Mas se é mesmo verdade, devemos dizer muitas vezes. As pessoas esquecem-se.»

O autor e conferencista Leo Buscaglia falou de um concurso em que ele teve de ser júri. O objectivo era encontrar a criança mais cuidadosa. A vencedora foi um rapazinho de quatro anos, cujo vizinho era um velhote que perdera recentemente a sua esposa. Depois de ter visto o senhor a chorar, o menino foi ao quintal do velhote, subiu para o seu colo e sentou-se. Quando a mãe perguntou o que dissera ao vizinho, o rapazinho disse:"Nada, só o ajudei a chorar".

35 comentários:

La Gata Coqueta disse...

Con sentido aprecio
para;
la amiga que me lee...


De regreso

Lo prometido
hay que continuarlo...
Mis huellas te acerco
como antes de partir

En ellas traigo
aromas de un mar bravío
que en el norte se ha quedado
apenado al decirle adiós

Su brisa me llama
y las gotas de batidas olas
que en mi cara se posaron
susurran...
que me sigue esperando

La luna, su eterna amante
con esmerada ternura
en compañía de luceros
van guiando el camino
que me acercan a tu espacio...

Ellos saben que no te olvidé
cuando era poseída por su belleza
tu estabas en mi pensamiento...
por el afecto que siempre
me has demostrado.

María del Carmen

Paulo disse...

Olá Meu Doce Amor ^^

Como é bom lembrar-mos de como é tão simples amar, basta querer sem exigir nada em troca!

Da criançada, destaco esta frase:
– Karen, 7 anos «Nunca devemos dizer 'Amo-te', a menos que seja mesmo verdade. Mas se é mesmo verdade, devemos dizer muitas vezes. As pessoas esquecem-se.»

Ah pois esquecem esquecem :)

Beijinho doce ^_^

José disse...

Olá Meu Doce Amor!
Que bonito falar de amor assim dessa maneira tão carinhosa,e tudo isto fez-me lembrar quando eu tinha uns quatorze anos, e a Emília disse para mim essa camisa fica-te bem, eu acho que andei com a camisa mais de uma semana vestida, passou já muito tempo e ainda hoje somos amigos, e ainda hoje falamos nisso.

Um beijinho,
José.

MEU DOCE AMOR disse...

La gata Coqueta:

Canción del Pensamiento

Vi la luz del sol
besar el otoño.
Vi la mano de despedida
el anillo de oro.
No quiero decir el día.
No puedo decirle al dueño.

Vi banderas abierta
mar frente a
y escuchó el canto de sirenas.
Lejos en un barco
Dejé que mis ojos alegres,
Traje a mi sonrisa amarga.

Ya en la vuelta de la luna,
ya no sufrir.
Ah, quieres ser como,
Pansy,
Me gustaría que se quede,
pero si te vas, no te olvides.

Cecília Meireles en el 'Retrato Natural'

Obrigda pela vista e volta sempre

Beijinho doce

MEU DOCE AMOR disse...

Paulo:

Sim é verdade.Está muito esquecido e não é só isso.As pessoas têm medo da palavra Amo-te.Quanto Amo-te é a expressão mais divina ´que existe e aquela que igualmente exprime liberdade e não prisão.Uma coisa que ainda não consigo entender.

Amo-te Sempre

Amo-te sempre
com um pouco de barco e de vento
com uma humildade de mar à tua volta
dentro do meu corpo; com o desespero
de ser tempo;

com um pouco de sol e uma fonte
adormecida na ternura.

Merecer este minuto de palavras habitando
o que há sem fim no teu retrato;
Este mesmo minuto em que chegam e partem navios
- nesta mesma cidade deste
minuto, desta língua, deste
romance diário dos teus olhos -

(e chegarão com armas? refugiados? trigo?
partirão com noivas? missionários? guerras? discursos?)

Merecer a densa beleza do teu corpo
que tem água e ternura, células, penumbra,
que dormiu no berço, dormiu na memória,
que teve soluços, febre, e absurdos desejos
maiores que os braços,

merecer os dias subindo das florestas - e vêm
banhar-se, lentos, nos teus olhos...

Merecer a Igreja, o ajoelhar das palavras,
entre estes cinemas visitando, em duas horas, a alma,
estes eléctricos parando atrás do infinito
para subirem os namorados, a viúva, o cobrador da luz, a
costureira
entre estes homens que ganham dinheiro, sangue frio, ou vícios,
ou medalhas
e estes telefones roubando a lealdade dos olhos...

Teus cabelos cheirarão ainda a infância
e a vento, depois de passarem por esta fome pública,
estes olhos com regras de trânsito, estes dias sujos,
estes lábios que já não ensinam o pomar
ou a fonte, nem têm gosto de leite e de aurora,
depois destes olhos cheios da pergunta de estarem vivos
em vão?

Merecer honradamente este poema, todos os poemas,
como quem parte, entre os dedos a brancura
quente de um pão!

Vítor Matos e Sá, in 'Esparsos'


Beijinho doce e obrigada pela visita

Podemos Amar de várias formas?

MEU DOCE AMOR disse...

José:

Bonito isso que dizes.Bentita Emília que te acendeu a chamita em ti e te ajudou a elevar a auto estima.

Nunca tive experiências assim.Deve ter sido muito bonito.

Uma homenagem e ti e a Emília

"Eu e Ela

Cobertos de folhagem, na verdura,
O teu braço ao redor do meu pescoço,
O teu fato sem ter um só destroço,
O meu braço apertando-te a cintura;

Num mimoso jardim, ó pomba mansa,
Sobre um banco de mármore assentados.
Na sombra dos arbustos, que abraçados,
Beijarão meigamente a tua trança.

Nós havemos de estar ambos unidos,
Sem gozos sensuais, sem más idéias,
Esquecendo para sempre as nossas ceias,
E a loucura dos vinhos atrevidos.

Nós teremos então sobre os joelhos
Um livro que nos diga muitas cousas
Dos mistérios que estão para além das lousas,
Onde havemos de entrar antes de velhos.

Outras vezes buscando distração,
Leremos bons romances galhofeiros,
Gozaremos assim dias inteiro,
Formando unicamente um coração.

Beatos ou apagãos, via à paxá,
Nós leremos, aceita este meu voto,
O Flos-Sanctorum místico e devoto
E o laxo Cavaleiro de Faublas... "

Cesário Verde, in 'O Livro de Cesário Verde'

Beijinho doce e obrigada pela visita

Nilson Barcelli disse...

Os adultos complicam a definição e a visão que têm do amor.
Gostei do post, não conhecia e acho que nunca recebi por e-mail.
Querida amiga, um beijo.

Sonhos e Devaneios disse...

ó meu doce amor, que coisa mais meiga, mais sincera, mais deliciosa de se ler...."nada, só o ajudei a chorar", as vezes o que mais precisamos e de alguem nao para nos julgar mas sim nos escutar e nos ajudar a compreender os designios que a vida nos traz.
beijos cheiros joao

MEU DOCE AMOR disse...

Nilson Bracelli:

Pois complicam.Aliás acho que complicam,pois não o conhecem.Complicam ,pois conhecem-no da forma mais trivial,ou seja,ao de leve...afinal...

"O Amor É uma Companhia

O amor é uma companhia.
Já não sei andar só pelos caminhos,
Porque já não posso andar só.
Um pensamento visível faz-me andar mais depressa
E ver menos, e ao mesmo tempo gostar bem de ir vendo tudo.
Mesmo a ausência dela é uma coisa que está comigo.
E eu gosto tanto dela que não sei como a desejar.

Se a não vejo, imagino-a e sou forte como as árvores altas.
Mas se a vejo tremo, não sei o que é feito do que sinto na ausência dela.
Todo eu sou qualquer força que me abandona.
Toda a realidade olha para mim como um girassol com a cara dela no meio. "

Alberto Caeiro, in "O Pastor Amoroso"
Heterónimo de Fernando Pessoa

Beijinho doce:)

MEU DOCE AMOR disse...

Ó meu querido Sonhos e Devaneios-João:

O que dizes é tão bom.É bom haver alguém que nos escute com atenção...também é tão bom escutar alguém com atenção...por isso´...

"Penso em Ti e Dentro de Mim Estou Completo(a)

Vai alta no céu a lua da Primavera
Penso em ti e dentro de mim estou completo(a)

Corre pelos vagos campos até mim uma brisa ligeira.
Penso em ti, murmuro o teu nome; e não sou eu: sou feliz.

Amanhã virás, andarás comigo a colher flores pelo campo,
E eu andarei contigo pelos campos ver-te colher flores.
Eu já te vejo amanhã a colher flores comigo pelos campos,
Pois quando vieres amanhã e andares comigo no campo a colher flores,
Isso será uma alegria e uma verdade para mim."

Alberto Caeiro, in "O Pastor Amoroso"
Heterónimo de Fernando Pessoa

Beijinho doce e obrigada pela visita:)

lynce disse...

As crianças, quando questionadas sobre estas questões nunca mentem, daí que partilhe todos os depoimento destas crianças.
Beijinhos ó simpática e, se for esse o teu caso,desejo-te um excelente fim de semana apesar da chuva.
:)))

José disse...

Meu Doce Amor!
Corri os quatro cantos à casa para encontrar o lugar onde possa seguir-te, mas foi em vão, não encontrei nada.
Porque vejo por de traz desse rosto meio misterioso há um ser humano muito humano,gosto da tua maneira de ser, escreves muito bem, respondes bem, e comentas bem, mesmo não te podendo seguir não te vou perder o rasto.

boa noite,
beijinho,
José.

MEU DOCE AMOR disse...

Lynce:

As crianças são mito directas.Não têm rodeios e são francas.Por vezes demais,não é?

Então se partilhas...os adultos tb têm a sua visão...ofereço-te um poema muito belo

"A Tua Beleza para Mim Está em Existires

Última estrela a desaparecer antes do dia,
Pouso no teu trêmulo azular branco os meus olhos calmos,
E vejo-te independentemente de mim;
Alegre pelo critério (?) que tenho em Poder ver-te
Sem "estado de alma" nenhum, sonho ver-te.
A tua beleza para mim está em existires
A tua grandeza está em existires inteiramente fora de mim."

Alberto Caeiro, in "Poemas Inconjuntos"
Heterónimo de Fernando Pessoa

Assim posso-te ver melhor:)))

Beijinho doce

MEU DOCE AMOR disse...

José:

Também não te perderei o rasto...porque sei que...

"Vós Outros! que Dizeis que o Amor é um Suplício

Vós outros! que dizeis que o Amor é um suplício,
Que a flor da Decepção se abre em todo o Prazer,
Que aconselhais à Alma o mosteiro, e o cilício,
Pois nada pode consolar-nos de viver:

Ponde os olhos em mim, neste celeste Amor
Que me vai desdobrando e alumiando o caminho,
Mesmo quando o alto Céu, sem frescura e sem cor,
Tem as engelhas de algum velho pergaminho...

Vede como eu quero viver, por merecê-la,
Eu que sou pecador, a ela longínqua Estrela!
No esforço de ser bom, branco como um altar:

De modo que a minha Alma, enfim, fique tão crente,
Que se possa casar à sua estreitamente,
Como um floco de neve a um raio de luar!

Alberto de Oliveira, in "Bíblia do Sonho"

Um beijinho doce e obrigada pelas palavras tão bonitas:)

MEU DOCE AMOR disse...

Lynce:

Não é o meu caso:((((

Amuei.É só amanhã.O fim de semana começa no sábado:((((

Beijinho doce

Eheheeh!!!

Don Juan disse...

Minha amiga, obgº pela sua visita.

Goste deste " seu " espaço. beijo

Lilazdavioleta disse...

Já conhecia , mas como dizes , nunca é demais recordar .
O rapazinho que ia ajudar o vizinho chorar , é uma delícia .

Mas nós , " adultos " , quando há AMIZADE , e a nossa criança se conserva viva , também o fazemos .

Beijo grande ,
Maria

PS : podes levar um dos sininhos .
Será um prazer .

DE-PROPOSITO disse...

como as crianças vêem o Amor...
----------
Que coisa complexa!...
E pensar que há crianças 'soldados'.
---------
Um beijinho.
Manuel

Kailene disse...

Que lindo teu blog.
Passando de carona, deixo aqui um beijinho.
Adorei!!!

poetaeusou . . . disse...

*
e se o melhor do mundo,
são as Crianças,
tu és um amororo Universo !!!
,
suaves maresias,
ficam,
*

MEU DOCE AMOR disse...

D.Juan:

Obrigada pela visita e volta sempre.Aqui ficam palavras que não minhas( para te dar as boas vindas) mas achei-as muito belas e como vieste dar a tua voz neste cantinho...

"A Voz do Amor

Nessa pupila rútila e molhada,
Refúgio arcano e sacro da Ternura,
A ampla noite do gozo e da loucura
Se desenrola, quente e embalsamada.

E quando a ansiosa vista desvairada
Embebo às vezes nessa noite escura,
Dela rompe uma voz, que, entrecortada
De soluços e cânticos, murmura...

É a voz do Amor, que, em teu olhar falando,
Num concerto de súplicas e gritos
Conta a história de todos os amores;

E vêm por ela, rindo e blasfemando,
Almas serenas, corações aflitos,
Tempestades de lágrimas e flores...

Olavo Bilac, in "Poesias"

Beijinho doce

MEU DOCE AMOR disse...

LilazdaVioleta:

Sem dúvida.quanto não vale ter um ombro amigo para chorar...para rir...para desabafar...para ouvir seja o que for e que nos ajude a caminhar sem dores...em qualquer lugar...

"No Lugar dos Palácios Desertos

No lugar dos palácios desertos e em ruínas
À beira do mar,
Leiamos, sorrindo, os segredos dos sinais
De quem sabe amar.

Qualquer que ele seja, o destino daqueles
Que o amor levou
Para a sombra, ou na luz se fez a sombra deles,
Qualquer fosse o vôo.

Por certo eles foram mais reais e felizes."

Álvaro de Campos, in "Poemas"
Heterónimo de Fernando Pessoa

Beijinho doce e obrigada pela oferta.Vou levar o sininho,pois acho-o muito querido:)

MEU DOCE AMOR disse...

De-Proposito:

Realmente,os extremos,não é?

Crianças soldados,manipulados pelos infames crueis e cobardes que,sem dá nem piedade,embalam essas crianças com as baladas das metralhdoras...talvez eles assim pensem...se é que podem fazê-lo...

"Frieza

Os teus olhos são frios como as espadas,
E claros como os trágicos punhais,
Têm brilhos cortantes de metais
E fulgores de lâminas geladas.

Vejo neles imagens retratadas
De abandonos cruéis e desleais,
Fantásticos desejos irreais,
E todo o oiro e o sol das madrugadas!

Mas não te invejo, Amor, essa indif'rença,
Que viver neste mundo sem amar
É pior que ser cego de nascença!

Tu invejas a dor que vive em mim!
E quanta vez dirás a soluçar:
"Ah, quem me dera, Irmã, amar assim!..."

Florbela Espanca, in "Livro de Sóror Saudade"

Beijinho doce e obrigada oela visita e lembrança

MEU DOCE AMOR disse...

Kailene:

Bela carona que a menina pegou.Fizeste bem parar por aqui e oxalá que venhas mais vezes.Quanto não vale a gente conviver e colocar nestes espaços as nossas ideias e tudo o que nos passa na Alma e ao nosso redor.Para ti um poema de boas vindas...

"Poesia

é a visita do tempo nos teus olhos,
é o beijo do mundo nas palavras
por onde passa o rio do teu nome;
é a secreta distância em que tocas
o princípio leve dos meus versos;
é o amor debruçado no silêncio
que te cerca e que te esconde:
como num bosque, lento, ouvimos
o coração de uma fonte não sei onde... "
Vítor Matos e Sá, in 'Esparsos'

Beijinho doce e obrigada pela visita

MEU DOCE AMOR disse...

PoetaEuSou:

Sim as crianças assim são.Mas eu?!!
No entanto se assim é, é porque...

"Devo-te

Devo-te tanto como um pássaro
deve o seu voo à lavada
planície do céu.

Devo-te a forma
novíssima de olhar
teu corpo onde às vezes
desce o pudor o silêncio
de uma pálpebra mais nada.

Devo-te o ritmo
de peixe na palavra,
a genesíaca, doce
violência dos sentidos;
esta tinta de sol
sobre o papel de silêncio
das coisas - estes versos
doces, curtos, de abelhas
transportando o pólen
levíssimo do dia;
estas formigas na sombra
da própria pressa e entrando
todas em fila no tempo:
com uma pergunta frágil
nas antenas, um recado invisível, o peso
que as deixa ser e esquece;
e a tua voz que compunha
uma casa, uma rosa
a toda a volta -... vieste
rasgar um sol das minhas mãos!"

Vítor Matos e Sá, in 'O Silêncio e o Tempo'

Beijinho doce e obrigada pela visita:)

MEU DOCE AMOR disse...

La Gata Coqueta:

Gracias por tu visita y tu poema carinhoso.Deixo a un cambio ... Espero que les guste.


"Alma Serena

Alma conciencia serena, pura,
así que quiero la vida que me queda.
La nostalgia no es el dolor o la tristeza,
diluir la distancia a la parte final.

No me tientes las rutas de aventura,
Ahora sé que mi camino es la siguiente:
dificultad de escalada, áspera y dura,
pero el brezo blanco, escoba de oro puro.

Así que mi canto fácil de entender,
Como la lluvia cae, la planta ha nacido,
como root en la Tierra, el agua corriente.

Tan fácil de ocultar el versículo difícil!
Yo no canto, pero, detrás de una pared
Yo canto y el sol para todos.

Fernanda de Castro, en "Ronda de las horas lentas"

Beijinho doce :)

A.S. disse...

Quanta ternura querida!...

Beijosss
AL

Rafeiro Perfumado disse...

A doce inocência das crianças. Excepto a míuda da camisa, isso não é amor, é manipulação! ;)

Beijocas!

MEU DOCE AMOR disse...

A.S:

Que haja sempre ternura

"O amor é a ocasião única de amadurecer, de tomar forma, de nos tornarmos um mundo para o ser amado. É uma alta exigência, uma ambição sem limites, que faz daquele que ama um eleito solicitado pelos mais vastos horizontes"
Fonte: "Cartas a um Poeta"
Autor: Rilke , Rainer

Beijinho doce:)

MEU DOCE AMOR disse...

Rafeiro Perfumado:

Qual miuda da camisa?A que lá está?

A doce inocência das crianças...que tb podemos ser nós,não?

"Inocência

Vou aqui como um anjo, e carregado
De crimes!
Com asas de poeta voa-se no céu...
De tudo me redimes,
Penitência
De ser artista!
Nada sei,
Nada valho,
Nada faço,
E abre-se em mim a força deste abraço
Que abarca o mundo!

Tudo amo, admiro e compreendo.
Sou como um sol fecundo
Que adoça e doira, tendo
Calor apenas.
Puro,
Divino
E humano como os outros meus irmãos,
Caminho nesta ingénua confiança
De criança
Que faz milagres a bater as mãos."

Miguel Torga, in 'Penas do Purgatório'

Beijinho doce:)

MEU DOCE AMOR disse...

Da Emily?

Tadinha!

Luna disse...

Lindo demais, na verdade é a simplicidade que quando crescemos vamos perdendo, no fundo é tão facil amar é só dar um pouco de nós sem esperar troca assim o dizem as crianças que são as detentoras da sabedoria universal.

beijinhos

ISA disse...

Todos nós já fomos crianças, mas uns mantiveram a criança até ao dia de hoje, outros por vários motivos foram privados dessa fase, mas como já diz o ditado "recordar é viver".

Ex. os que passaram/passam por um pais em guerra e não só ....

Cumprimentos

Isa

MEU DOCE AMOR disse...

Multiolhares:

É simples para quem tem o coração aberto e a consciência já num determinado grau.Mas para quem ainda não está, torna-se difícil ver essa simplicidade, não é?
Aqui ficam umas palavras ...

"Simplicidade

Queria, queria
Ter a singeleza
Das vidas sem alma
E a lúcida calma
Da matéria presa.

Queria, queria
Ser igual ao peixe
Que livre nas águas
Se mexe;

Ser igual em som,
Ser igual em graça
Ao pássaro leve,
Que esvoaça...

Tudo isso eu queria!
(Ser fraco é ser forte).
Queria viver
E depois morrer
Sem nunca aprender
A gostar da morte.

Pedro Homem de Mello, in "Estrela Morta"

Beijinho doce e obrigada pela tua visita:)

MEU DOCE AMOR disse...

Isa:

Todos já fomos crianças,biológicamente...crescemos e alguns ,felizmente nunca deixaram morrer a criança que cada um tem dentro de si.Também sei que muitos foram privados e ainda são, de serem crianças...por vários motivos,na maior parte,desagradáveis.Também cresceram,mas se olharem para dentro de si,sentirão a eterna criança que vive dentro delas.Ela está lá, muitas vezes adormecida e espera ser acordada.

A guerra é um tormento para todos.Adultos e crianças.Mas tb é aprendizagem,devido ás dificuldades que ela traz.É muito complexo falar disto,não é? Cada pessoa é uma pessoa e nem todos reagem da mesma forma.E as crianças acabam por sofrer imenso e a tristeza fica presente no seu olhar...mas resistem...

"Criança

Cabecinha boa de menino triste,
de menino triste que sofre sozinho,
que sozinho sofre, — e resiste,

Cabecinha boa de menino ausente,
que de sofrer tanto se fez pensativo,
e não sabe mais o que sente...

Cabecinha boa de menino mudo
que não teve nada, que não pediu nada,
pelo medo de perder tudo.

Cabecinha boa de menino santo
que do alto se inclina sobre a água do mundo
para mirar seu desencanto.

Para ver passar numa onda lenta e fria
a estrela perdida da felicidade
que soube que não possuiria.

Cecília Meireles, in 'Viagem'

Beijinho doce e obrigada pela visita