outubro 04, 2010

ASSIM ME VEJO E OIÇO

Como exprimir o cansaço existencial? Penso que Fernando Pessoa o faz lindamente. Depois de muito procurar encontro as suas palavras soberbas, que comungam com o meu ser. Confesso que nem sempre me sinto assim, mas decididamente são inúmeras as vezes que assim me vejo e oiço....

"Não ,não é cansaço
É uma quantidade de desilusão
Que se me entranha na espécie de pensar
E um domingo às avessas
Do sentimento
Um feriado passado no abismo...

Não, não é cansaço
É eu estar existindo
E também o mundo
Com tudo aquilo que contém
Como tudo aquilo que nele se desdobra
E afinal é a mesma coisa variada em cópias iguais

Não.Cansaço porquê?
É uma sensação abstrata
Da vida concreta-
Qualquer coisa como um grito
Por dar,
Qualquer coisa como uma angústia
Por sofrer
Ou por sofrer completamente
Ou por sofrer como...
Sim, ou por sofrer como...
Sim, isso mesmo

Como quê?
Se soubesse, não haveria em mim este fal cansaço
(Ai ,cegos que cantam na rua,
Que formidável realejo
Que a guitarra de um, e a viola de outro,e a voz dela!)

Porque oiço,vejo.
Confesso:é cansaço!..."

Álvaro de Campos, in "Poemas"
Heterónimo de Fernando Pessoa
E assim meus amigos, que sempre me acompanharam ao longo de tantos anos, digo um até mais logo...não sei quando...talvez nunca...não sei!...Talvez quando o sol voltar a brilhar no meu sorriso ,ou quando sentir a frescura das palavras na minha face, ou mesmo quando se anunciar a morte ...desse maldito cansaço,que me desencanta totalmente...
Um beijinho doce a todos,um abraço sentido e muita Luz!
Namastê
P.S - o texto aplica-se a todos os meus espaços.
Música Jon Anderson & Vangelis- I,ll find may way home (quem sabe!!!)

13 comentários:

Paulo disse...

Olá Meu Doce Amor ^^

Sinto pena de te ver partir, pois tenho uma empatia natural pela autora deste cantinho que com a sua doçura e sensibilidade com palavras era um porto seguro que eu adorava visitar.

Minha intuição ao ler tuas palavras, é de que foi uma decisão ponderada e não forçada a fazer, talvez seja até uma pausa longa. De qualquer maneira todos nós autores de blogues sabemos bem no fundo que acontecerá a todos, somos como estrelas que nascem, crescem, brilham, vivem ... e morrem. A inevitabilidade do mundo que é impermanente.

Gostei muito de te conhecer pela escrita, és uma rainha africana, felina no olhar perspiscaz, doce nas palavras transcritas e meiga de gestos. Agora compreendo porque que te assenta bem o nome que escolheste de "Meu Doce Amor".

Irei te recordar pelos comentários que fizemos, feliz por ter tido oportunidade de te conhecer e grato porque foi em saúde.

Tenhas uma vida próspera e longa. Namastê *_*
(o divino em mim saúda o divino em ti)


Se me permites, tocarei Vangelis para este despedida (heaven & hell):

http://www.youtube.com/watch?v=RJLc6J4Uz-M&feature=related

Wanderley Elian Lima disse...

Olá menina
As vezes nos deixamos abater por fatores variados. Isso faz parte da vida, o que não podemos é perder a esperança de que um dia o sol vote a brilhar.
Se cuide
Bjux

José disse...

Olá meu Doce Amor!
Sabes que aprendi a gostar de ti pela tua inteligência, pela ternura que punhas em cada palavra, e hoje estou triste por ver que vaz partir, espero que não seja defenitivamente, e que possas voltar um dia quando o sol briljo no teu sorriso. Ficarei aguardando esse dia, ou melhor fico esperando por ti todos os dias.
Tenho a certeza que não te vou esquecer nunca.

um abraço apertadinho
José.

ISA disse...

Todos nós temos que dar um dia, uma despedida aos amigos que acarinhamos durante algum tempo, mas será uma despedida para sempre?? Ninguém sabe ...Voltes ou não? Desde já, o meu muito obrigada pelos momentos deliciosos aqui passados.

Beijinhos

E quem sabe até uma próxima ...

A.S. disse...

Nas tuas palavras me afundo.
E nelas naufrago... com prazer!...


Beijos meus
AL

decio disse...

Tenho-te acompanhado aqui.Vejo que está de partida, mas também sei que é por pouco tempo.Todos precisam de descanso e aproveite-o.Mas volte pra gente.As palavras que você escolheu demonstram cansaço.Sei quando a gente se sente assim.Escolheu bem o poeta, esse Pessoa que estará eternamente em nossos corações.Aí em Portugal e aqui, do lado de cá,no país irmão.

Seu vídeo é lindo e as palavras perfeitas.Deixo pra você algumas traduzidas, com abraço grande.


Você me pergunta por onde começar
Eu estou tão perdido em meu pecado
Você me pergunta onde é que eu caio
Eu vou dizer que eu não posso te dizer quando
Mas se meu espírito está perdido
Como vou encontrar o que está perto
Não pergunta que eu não estou sozinho
De alguma forma eu vou encontrar meu caminho de casa

Meu sol subirá a leste
Assim será meu coração quando em paz
E se você está me perguntando quando
Vou dizer que começa no final
Você sabe que sua vontade de ser livre
É combinada com o amor secreto
E conversa vai alterar a sua oração
De alguma forma você vai achar que você está lá.

Seu amigo está próximo ao seu lado
E fala muitas línguas antigas
Desejo se tornará realidade
Todas as estações começam com você
Um mundo em que se fundem num só

Apenas segure minha mão e nós estamos lá
De alguma forma nós estamos indo para algum lugar
De alguma forma nós estamos indo para algum lugar
...De alguma forma eu vou encontrar meu caminho de casa...

Sua casa é aqui ao pé de todos nós e daqui a gente trabalha juntos para levar a Boa Nova no mundo inteiro, da esperança, amor, carinho e cura.Com a gente em união, de que você tanto fala, a vibração será enorme e a gente ajudará o mundo a se abrir para uma nova consciencia.

Fico aguardando com tempo.

O Árabe disse...

O Pessoa é realmente único, com qualquer dos seus "nomes". Mas esperamos que logo se vá o cansaço e você retorne. Boa semana, boas férias!

Valquíria Calado disse...

E nos largamos em águas frias, deixamos o tempo mudar, cansados de remar. Beijos amigo.

um Deus
muitíssimo muito mais complexo
que os deuses da imaginação do homem
e então a máquina
desde o princípio desde o fim
em espiral eterna
...vem
.....vai
pulsando os universos os céus
as galáxias milhões de anos-luz
os sóis diversos

Nilson Barcelli disse...

Não faças isso...
Bem... tu é que sabes... mas vou começar a chamar-te "meu amor azedo"...
Sorriste?
Pronto, posdes voltar... estás perdoada...
Beijos, querida amiga.

Rafeiro Perfumado disse...

Isso não é reflexo da entrada em força do Outono? Nada de baixar os braços, jove, mesmo por detrás das nuvens sabemos que há um sol à espera de brilhar.

Beijoca e até breve, espero.

poetaeusou . . . disse...

*
Amiga
,
Vemos, ouvimos e lemos
Não podemos ignorar
Vemos, ouvimos e lemos
Não podemos ignorar
Vemos, ouvimos e lemos
Relatórios da fome
O caminho da injustiça
A linguagem do terror !
lálálálá,
,
In – Sophia,
,
Marés de estima,
Deixo,
,
*

poetaeusou . . . disse...

*
Amiga,
só agora me apercebi,
se não é abuso, pergunto,
é só cansaço ?
Faz o que é preciso ser feito,
mas nunca nos ignores tá ?
,
um beijo,
com sabor a amizade,
recheado de conchinhas,
deixo, aqui !
,
-

gota de vidro disse...

Sabes minha mais que doce amiga.........Nossos sangues cruzam-se...Hoje mesmo me disseste que comia em tristeza...........

Há dias que não existe o só mas a solidão mais aquele" estar só".
Tu existes (Graças a Deus) e o depois de ti ..........Acredta senti luz.

Contigo caminho

Que o àmanhã seja.............

Sempre beijosssssssssssssssssssssssss